sábado, 12 de maio de 2018

CITAÇÕES


Alguém na Alemanha corrompeu alguém em Portugal, esses administradores da Ferrostaal foram investigados, acusados e condenados, mas em Portugal não aconteceu nada.
(…)
Não é preciso mobilizar teorias da conspiração para identificar esta fragilidade estrutural da porta giratória entre os interesses económicos e os decisores políticos.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

Não há combate eficaz à corrupção se se ficar pelo peixe miúdo que dribla uma secretaria e não ganhar condições para atingir o graúdo que faz das grandes políticas nacionais  a sua ferramenta para enriquecer.
(…)
As rendas da energia são um dos pontos em que se condensa esse mundo da champions league da corrupção nacional.

O Presidente tem uma longa história de, em determinadas matérias, ter sido sempre um defensor de posições populistas em matéria de sistema político, desde quando era comentador.
(…)
 [Marcelo] sabe melhor do que ninguém que os “afectos” não duram muito e não ficam na história.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

A endémica pobreza e a enorme desigualdade são realidades que têm resistido a políticas e ciclos diferentes e que não nos auguram nada de bom.
(…)
Uma pessoa com melhor nível de educação tem menos possibilidades de ser fustigada pela pobreza, pela exclusão e pode, desta forma, escapar a um destino de injustiça social.
(…)
[Na educação] talvez se possa fazer mais com os recursos que temos, mas certamente não podemos fazer o que precisamos só com os recursos que temos.
(…)
Os países menos desiguais e com menos exclusão social têm contado com o efeito positivo de menores taxas de insucesso escolar.
(…)
A inovação na escola tem de ser incentivada, acarinhada, reconhecida e recompensada.
David Rodrigues, Presidente da Pró-inclusão, Público (sem link)

Os conflitos violentos que têm abalado o país têm tido efeitos devastadores no tecido social, na economia e nas propostas de democratização de Moçambique.
Maria Paula Meneses, Público (sem link)

Foi a União Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI que escancararam a porta aos chineses quando obrigaram os países periféricos como Portugal a privatizar a toda a brida.
(…)
Não são muitos investimentos [chineses], mas são investimentos grandes e/ou em sectores estratégicos.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Ao dirigir-se apenas à classe média, tendo o voto dos trabalhadores excluídos como garantido, a social-democracia destrói a aliança social de que ela e o Estado social dependem.
(…)
A ausência de extrema-direita [em Portugal] e o entendimento momentâneo à esquerda levam os socialistas a acreditar que só há hecatombes políticas lá fora.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário