segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CIMEIRA DO CLIMA



Já aqui abordámos há poucos dias a realização da reunião magna de chefes de Estado e de Governo sobre as alterações climáticas, denominada Cimeira do Clima.
Numa curta entrevista ao Correio da Manhã (CM), o cientista e Professor da Universidade de Lisboa, Filipe Duarte Santos (FDS), explica em poucas palavras o que será discutido naquela conferência da ONU que tem lugar em Paris.
CM – Qual o principal objetivo da Cimeira do Clima em Paris?
FDS – Conseguir um acordo mundial até 2100, para que a temperatura média do Planeta não aumente mais de dois graus, tendo em conta os valores do período pré-industrial.
CM – Porquê a meta de dois graus?
FDS – Dois graus representa a temperatura limite para que o degelo da Gronelândia não se torne irreversível. Uma situação que levaria a uma subida de sete metros  do nível do mar.
CM – Acredita que esse acordo será possível?
FDS – Penso que vai acontecer. Os acordos voluntários já estabelecidos entre os diferentes países conseguiram colocar o limite entre os 2,7 e 3 graus. Agora é necessário um esforço acrescido para serem alcançados os dois graus.
CM – Perante a vaga de ataques terroristas não há o risco das questões ambientais ficarem num plano secundário?
FDS – Não podem ficar. Os políticos estão conscientes que as alterações climáticas agravam o número de refugiados no Mundo, aumentam a instabilidade e os conflitos e também os movimentos terroristas.

Sem comentários:

Enviar um comentário