sábado, 19 de março de 2016

VERDADES AFIADAS


Nicolau Santos, director-adjunto do Expresso teve a iniciativa de procurar “poemas que retratassem o que se passou desde 2011 em Portugal” e, a partir daí, elaborou um excelente texto que publicou no Expresso Diário desta sexta-feira (18/3/2016) e, do qual retirámos os seguintes excertos.
[Desde 2011] o Estado deixou à sua sorte os mais pobres, os mais desfavorecidos, aqueles com menos possibilidades de reagir aos impactos negativos da crise e atingiu profundamente a classe média.
(…)
A receita [da austeridade redentora proclamada por Passos e Portas] era tão brutal que só interessava a dívida, o défice, as exportações, as importações, o crescimento do PIB. Nunca houve um discurso sobre as pessoas nem para as pessoas. Mais: sendo transmitido a impressão que as pessoas é que eram as culpadas de termos chegado a esta situação, então elas tinham de ser punidas, eram dispensáveis – e, por exemplo, a ideia de que a morte das pessoas mais velhas resolvia grande parte do problema da segurança social e do excesso de funcionários públicos quase se instalou como natural.
(…)
A nossa vida tornou-se irrespirável, sem alegria.
(…)
No discurso político, a palavra esperança foi presa e silenciada.
(…)
No fim destes quatro anos [2011-2015] de ajustamento e dos novos tempos que vamos vivendo, o que todos temos consciência é que cada vez temos menos soberania, cada vez os nossos governos têm margem de manobra, cada vez menos os nossos bancos e as nossas empresas podem fazer o que querem, porque passou a haver entidades supranacionais, exteriores, que mandam em nós, que nos utilizam como laboratório para fazer experiências, que nos impõe ditames e orientações que não se atrevem a impor a outros, entidades que são fortes com os mais fracos e fracas com os mais fortes.
(…)
Na Europa, a palavra estabilidade esmagou a palavra crescimento, a palavra solidariedade foi enterrada pelo défice e pela dívida.

Sem comentários:

Enviar um comentário