sexta-feira, 22 de março de 2024

CITAÇÕES

 
O lusotropicalismo revisitado, que nos fazia acreditar que estávamos protegidos da extrema-direita, desafiava a nossa história. E desafiava os números. 

(…)

No “European So­cial Survey”, 62% dos portugueses manifestam visões racistas da sociedade.

(…)

[Os partidos de extrema-direita] normalizados, atraem políticos mais competentes e a direita tradicional acaba por naturalizar as relações com eles.

(…)

Este processo já está a acontecer na Europa, com Von der Leyen a dar sinais de querer Meloni no PPE. 

(…)

Em resumo: a normalização da extrema-direita já está em processo acelerado. Como o corpo incómodo não pode ser ignorado, é absorvido pelo sistema.

(…)

Sem outra alternativa viável ao poder, a extrema-direita torna-se única candidata à alternância, acabando por chegar, sozinha, ao poder.

(…)

Ninguém acredita que esta composição parlamentar permita um Governo de quatro anos. 

(…)

E quando o PSD diz que o seu modelo de Governo é o primeiro de Cavaco, não está a pensar que o Chega é o PRD. Seria demasiada ignorância quanto ao comportamento desse eleitorado.

(…)

É perigosamente sedutora a ideia de amarrar o PS ao Governo para, quando cair (e, nestas situações, cai sempre quando é conveniente a quem governa), responsabilizar o PS e tentar a maioria absoluta.

(…)

 No dia em que [o Chega] tiver mais um voto do que um dos dois grandes — como já teve em vários círculos eleitorais —, o sistema partidário muda para sempre.

(…)

[Como já está a acontecer por toda a Europa] a direita vai-se entendendo com o Chega. 

(…)

Estou a falar de formas mais ou menos fluidas de convergência com Ventura para sustentar o Governo.

(…)

Por mim, não quero empurrar a direita para os braços da extrema-direita.

(…)

Se reconhecermos, olhando para a Europa, que o futuro próximo é trágico, temos de fazer escolhas.

Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

 

O tempo político legislativo acelerou e todas as eleições que aí vêm colocaram pé no travão.

(…)

Os grandes desafios do governo de Luís Montenegro serão os de operacionalizar, em tempo recorde, uma distribuição generosa de benesses por um conjunto de agitadores supostamente desprezados pelo PS. 

(…)

A paz social pode sair cara e Montenegro terá de pagar bom preço pela estabilidade 

(…)

Nada parece interessar ou impedir o voto de protesto de um eleitorado que elegeu, pelo círculo eleitoral da Europa, um deputado emigrante ilegal em França durante anos e que chegou a ser expulso duas vezes até conseguir obter a residência legal.

(…)

Para um partido que defende a expulsão dos imigrantes ilegais, a piada estaria feita não fosse tudo isto trágico.

Miguel Guedes, JN

 

Em Portugal existe hoje menos 20% de água disponível do que no século passado. Além disso, devido a inúmeras fugas, mais de 40% da água que circula nas condutas é desperdiçada.

(…)

Para uma grande maioria de nós — mais de 60% — as secas extremas são vistas como o problema ambiental que mais pode vir a impactar a nossa saúde.

(…)

[Nós portugueses, deitamos] fora cerca de setenta e três mil piscinas olímpicas de água por ano* , somos os mesmos que nos inquietamos com a seca extrema.

(…)

E vivemos nesta incongruência, como quem caminha confiante para um precipício, sem mudar hábitos e rotinas?

(…)

Hoje, em todo o planeta, a sustentabilidade e disponibilidade dos recursos hídricos estão ameaçadas.

(…)

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dois mil milhões de pessoas, 25% da população mundial, não têm acesso a água potável.

(…)

À escala global, a má qualidade da água provoca, por ano, mais de 800 mil mortes.

(…)

Pelo mundo fora, e também em Portugal, temos alguns bons exemplos de táticas que estão a ser encontradas para reduzir a poluição e a escassez de água.

(…)

A água é um recurso finito que precisa de proteção e valorização urgentes, sob pena de se esgotar e não a termos num futuro muito próximo.

Maria do Carmo Silveira, “Público” (sem link)

 

Nunca, na história da nossa democracia, um primeiro-ministro foi eleito com tão poucos votos e com uma diferença tão pequena relativamente à segunda força política mais votada.

(…)

[Trata-se de uma diferença] que corresponde a 54.544 votos.

(…)

Desde 1976, apenas uma vez este centro [leia-se centrão político] obteve um resultado inferior.

(…)

O problema [da votação na extrema-direita] veio para ficar.

(…)

A vitória da AD pode ficar para a história como o canto do cisne da direita tradicional e nem se pode dizer que tenha tido alguma exuberância.

(…)

[Um número considerável de emigrantes portugueses] votaram num partido que assume posições contrárias à emigração e demonstraram solidariedade zero perante os emigrantes que, como eles nos países que escolheram para trabalhar e viver, vieram para Portugal em busca de melhores condições de vida.

(…)

Não podemos zangar-nos e não podemos confrontá-las com a gravidade das suas [dos emigrantes] escolhas.

(…)

Temos de acrescentar uma camada extra ao espírito democrático com que devemos encarar todos os resultados eleitorais.

Carmo Afonso, “Público” (sem link)

 

O constante estado de degradação dos nossos rios e a acentuação de fenómenos resultantes das alterações climáticas são aspetos que merecem preocupação e que contribuem fortemente para a escassez de água.

(…)

A nível ambiental, os transvases promovem um aumento das espécies exóticas invasoras, devido ao facto de haver uma transferência de espécies entre bacias hidrográficas.

(…)

Os transvases são obras de custos absolutamente astronómicos e sem garantias de poderem trazer benefícios a longo prazo, muito pelo contrário.

(…)

Não é de todo correto dizer-se que o Norte tem excesso de água.

(…)

É crucial que sejamos mais eficientes na agricultura — através de melhorias na gestão da rega — e também nos meios urbanos, evitar perdas de água e melhorar a distribuição de água, de uma forma mais sustentável, justa e correta para todos.

(…)

A construção de mais barragens também não parece uma solução viável. (…) Alteram os ecossistemas, acabando por ser uma barreira para a normal circulação da água. (…) As barragens contribuem para a degradação da qualidade da água, acentuando os fenómenos de eutrofização.

(…)

Deve-se assim, em alternativa, apostar na melhoria das barragens existentes e, uma vez mais, apostar na eficiência hídrica.

(…)

Nesta efeméride, que incentiva à reflexão sobre um dos bens mais essenciais que temos, talvez possamos pensar que o caminho passa por se encontrar outro tipo de soluções, mais eficazes, que promovam a preservação dos recursos naturais.

Sérgio Flores, “Público” (sem link)


Sem comentários:

Enviar um comentário