quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OBVIAMENTE O PETRÓLEO

O texto seguinte foi transcrito da edição de há uma semana da Revista Sábado. O seu autor é José Pacheco Pereira, não propriamente um esquerdista. Sendo que a previsível queda de Kadhafi já se concretizou, o resto do texto acerta em cheio na realidade faltando apenas referir que a razão da hipocrisia ocidental tem um nome: petróleo. Ajudar a derrubar um facínora, não para instaurar uma democracia mas, para controlar uma fonte do chamado ouro negro. Neste como noutros casos, a democracia e a liberdade são factores secundários. Como se pode comprovar na Síria onde não há petróleo…

Um monumento à hipocrisia ocidental: os aviões da NATO não voarão sobre Damasco
"Com as forças da NATO do lado dos revoltosos, que recebem hoje todos os apoios necessários, consultores no terreno, armas, logística, suporte diplomático, tudo isto complementado pela melhor força aérea do mundo, é natural que a queda de Kadhafi seja uma questão de tempo. Não deixará saudades, mas o modo como foi derrubado – por uma decisão política de regime change europeia – permanecerá como um monumento à hipocrisia ocidental.
Basta ler o texto da resolução das Nações Unidas para saber que a intervenção da NATO vai muito além dos termos internacionalmente acordados. Basta compreender o terreno para se perceber que, diferentemente do que aconteceu em muitos países árabes, não há uma insurreição vagamente democrática, mas uma guerra civil tribal. Basta olhar para a diferença com que a comunidade internacional actua com a Síria, para se perceber que, se se estiver noutra geografia e noutra geopolítica, se pode “atacar o seu próprio povo”, de forma violenta, continuada, sangrenta, muito mais sangrenta do que Kadhafi fez antes da intervenção ocidental, sem nenhumas consequências. Os aviões da NATO não voarão sobre Damasco."

Sem comentários:

Enviar um comentário