sábado, 17 de setembro de 2016

CITAÇÕES


O Serviço Nacional de Saúde é um dos poucos lugares de democracia intensa do país.
(…)
Se a estratégia não for fortalecer o SNS enquanto serviço público universal, a sua defesa será frágil e condenada à derrota.
(…)
A manutenção da ADSE na esfera pública, sob a forma de instituto público, até que o SNS possa dar resposta às necessidades hoje cobertas por esse sub-sistema é a escolha que tem de ser feita.
(…)
Há muitos interesses em enfraquecer [o SNS], esse pilar da democracia social em Portugal.

Durante o mandato do anterior Governo, a generalidade da chamada “classe média” viu o seu IRS subir vertiginosamente, com a alteração de escalões e taxas.
(…)
O imposto sobre o património imobiliário de luxo anunciado [quinta-feira], em resultado da negociação do Bloco de Esquerda com o Governo, é por isso uma medida da mais elementar justiça.
(…)
Nos últimos anos a Direita tratou os pobres como lixo (…), tratou a classe meia como ricos (…) e tratou os ricos como pobres a quem não pudesse exigir-se nenhuma contribuição.
(…)
A atual maioria quer, imagine-se, reforçar os rendimentos dos de baixo e dos do meio, pondo os de cima a pagar.

Há imperialismos insuspeitos. Um deles é o da emancipação, que acha que esta ou é ocidentalizada ou não é emancipação.
(…)
Hoje, em muitos lugares do mundo, ser mulher muçulmana é muito difícil. Na Europa, cada vez mais. Cumpria-nos, nós que acreditamos na liberdade, não contribuirmos para esta condição.
André Barata e Vera Tavares, Público (sem link)

O que os Comandos dizem de si próprios nas suas páginas oficiais destila o pior militarismo.
(…)
É inacreditável que nestes últimos dias tenha havido oficiais a insinuar que estes jovens militares no ativo possam ter morrido por ter tomado substâncias proibidas.
Manuel Loff, Público (sem link)

[Na UE há um grupo de países que] quer o direito a ser parte de uma União Europeia de vantagens.
(…)
[As migrações] são um desafio [para a Europa atual] porque estão a gerar um discurso de ódio protecionista, de ódio nacionalista e de oposição à diversidade.
Pedro Góis, Público (sem link)

A existência de limites temporais para uma investigação é uma forma de garantir que sobre ninguém pode pairar indefinidamente o espectro de arguido.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

É comum em momentos de crise, corporações não eleitas procurarem na frustração popular a oportunidade para conquistarem poderes que devem depender da legitimidade do voto.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário