sábado, 24 de fevereiro de 2018

CITAÇÕES


Enquanto o Governo continuar a fingir que não vê a crise da saúde estará a virar as costas à reforma estrutural que urge para Portugal, a do relançamento do SNS.
(…)
O problema do país é mesmo o que o Governo queira fazer, não é o que Rio não sabe fazer.  
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

Tenho uma grande susceptibilidade ao aproveitamento dos cargos para daí se retirarem benefícios pessoais, insisto dentro da lei, ao mesmo tempo que defendo que os cargos políticos e públicos tenham remunerações dignas numa hierarquia de serviços, funções e de autoridade.
(…)
É “ética”, é seguirem-se regras não escritas de forma sensata e sem exageros moralistas, mas com a compreensão de que se está  a lidar com dinheiros públicos ou de natureza semelhante.
(…)
Não é aceitável que alguém em plena crise económica tenha aumentado o seu salário de forma discricionária, contrate amigos e próximos sem concurso e aí concentre milhares de euros dos recursos de uma instituição pública.
(…)
[Elina Fraga] foi vaiada [no Congresso do PSD] por ter tido posições contra Passos Coelho e o seu Governo, mas nunca seria vaiada por aquilo que poderia justificar essa mesma vaia, as suas práticas de aproveitamento pessoal.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

[A aliança SPD/CDU] foi um excelente serviço prestado aos populistas à extrema-direita.
(…)
Ao abraçarem os ideais neoliberais [os partidos socialistas europeus] deixaram de ser vistos pelos eleitores como sendo uma alternativa, passando a ser como os partidos dominantes de direita.
(…)
Nesta fase da vida política é fundamental que, face ao poder gigantesco dos donos do dinheiro, as esquerdas convirjam. Por aí passa um futuro melhor e possível.  
Domingos Lopes, Público (sem link)

É absurdo, mas existem atualmente cerca de 700 milhões de pessoas com fome e outras tantas sofrem de uma grave doença que se chama obesidade. Que mundo é este?
(…)
Bem podemos dizer que nos preocupamos com as alterações climáticas, mas depois fazemos tudo ao contrário — cada vez de forma mais intensa, mais e mais.
Carlos A. Cupeto, Público (sem link)

A constatação da persistência da precariedade no mercado de trabalho não pode ser é um convite à resignação perante o facto.
(…)
 Tal como o desemprego de longa duração e outras formas continuadas de exclusão social, a acumulação de dificuldades e desvantagens sociais é uma bomba-relógio.
Magda Nico, Investigadora do CIES, Público (sem link)

A escola, pública ou privada, é um espaço privilegiado de formação do cidadão, enquanto indivíduo, mas também enquanto membro de uma comunidade que valoriza a democracia, o conhecimento científico, a cultura, o ambiente ou a saúde.
Gonçalo Canto Moniz, Público (sem link)

É Portugal, 2018, um país onde a desigualdade reside no que esquecemos e deixamos esquecer, por estar longe de Lisboa, por estar longe da vista.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Nenhum problema dos nossos grandes rios pode ser resolvido só em Portugal.
Luísa Schmidt, Expresso (sem link)

A oportunidade de Rui Rio deixar uma primeira impressão já passou.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A desigualdade está em ascensão, especialmente nas economias desenvolvidas.
Joseph E. Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário