quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

POUPANÇAS À MACÁRIO

Em boa verdade nem queria acreditar na notícia divulgada hoje, segundo a qual o Eng. Macário Correia propõe que seja encurtada de um mês a vigilância das praias da capital do Algarve – primeira quinzena de Junho e última quinzena de Setembro. Ao contrário do que ele próprio afirma, a medida tem um claro carácter economicista no sentido de serem poupados uns euros à custa da segurança dos utentes das praias. A prova disto é que o Presidente da Câmara Municipal de Faro nem sequer conseguiu arranjar uma desculpa minimamente credível para a medida que propõe. O facto de as crianças estarem em período escolar no início de Junho e no fim de Setembro não colhe.
Tão disparatada justificação não resiste a duas ou três questões:
- Nos fins-de-semana as pessoas não vão à praia em virtude do período escolar das crianças?
- Os adultos que frequentam as praias não necessitam de segurança balnear?
- Sendo ao Algarve o destino, por excelência, de muitos estrangeiros – até para lá da época balnear oficial – não constituirá a medida anunciada um autêntico tiro no pé?
Sabendo-se que muitos portugueses começam a frequentar a praia ainda em Maio e continuam para lá do fim de Setembro, se alguma medida houvesse a tomar numa região como o Algarve, seria o prolongamento do período de vigilância das praias. Ainda que servisse para salvar uma vida em dez anos já se justificava.
Finalmente uma nota cómica que é a garantia de Macário Correia de que ninguém vai estar “impedido de se banhar na praia” fora da época balnear. Ficamos todos descansados… por enquanto.
Moral da história e reflexão sobre o futuro: caso o PSD venha a formar governo, será que Macário continuará a opor-se à introdução de portagens na Via do Infante e a outras medidas anti-sociais que poderão já estar na mente dos principais dirigentes do partido?

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário