segunda-feira, 20 de junho de 2016

A SUBSERVIÊNCIA DAS ELITES PREJUDICA O ALGARVE



Com o título acima, João Vasconcelos, deputado do Bloco de Esquerda pelo Algarve assina um artigo de opinião na última edição do “Jornal do Algarve”.

São diversos os problemas que o Algarve atravessa nos dias de hoje, alguns à semelhança do que acontece um pouco por todo o país. Nos últimos anos uma violenta crise financeira internacional – provocada pela banca corrupta, pelos agiotas especuladores e por uma economia de casino financeirizada – deixou as suas marcas trágicas um pouco por todo o mundo e em que Portugal não foi exceção.
O nosso país – incluindo o Algarve – acabou por ser ainda mais penalizado devido à ditadura da troika estrangeira, cujo Memorando foi assinado por PS, PSD e CDS/PP, o qual foi executado por excesso de zelo pelo governo de Passos e Portas. As consequências foram avassaladoras para as populações, os trabalhadores, as classes médias, para os mais indefesos – desemprego, precariedade, pobreza e exclusão social crescentes, agravamento das suas condições de vida, degradação e destruição de serviços públicos, a desertificação e as assimetrias no interior aumentaram.
No fundo, têm sido as elites as grandes responsáveis pela situação em que nos encontramos. Referiu o Presidente da República nas comemorações do 10 de junho que “as elites têm falhado” enquanto “o povo assume o palpel determinante” e aqui até lhe dou razão. Elites que recebem “prebendas vantajosas, títulos pomposos e altas contemplações deslumbradas” – o que é uma pura realidade.
O Algarve atesta bem o falhanço das elites políticas e económicas que nos têm governado e que continuam a governar. E a principal característica destas elites é a sua total e incondicional subserviência aos interesses financeiros e económicos, nacionais e de cariz internacional. Depois quem sofre são os cidadãos, as suas populações. Em vez de desenvolvimento verifica-se retrocesso, em vez da vida se tornar mais fácil, torna-se mais penosa e com mais sacrifícios.
Continue a ler Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário