segunda-feira, 20 de junho de 2016

DECLARAÇÃO DE VOTO DO VEREADOR DO BE EM EXERCÍCIO, RUI BARRADAS, NA SESSÃO DE CÂMARA DE 1 DE JUNHO DE 2016



apresenta-se a seguir o essencial da declaração de voto do vereador do BE em exercício na Câmara Municipal de Portimão, reunião de 1 de Junho de 2016.
Câmara Municipal de Portimão – reunião de 1 de Junho de 2016
Proposta de Deliberação nº 282/16
Assunto: Minuta de Edital da hasta pública por carta fachada para a ocupação da via pública no Miradouro dos Três Castelos na Praia da Rocha em Portimão, ano de 2016.
Os vendedores ambulantes são uma parte importante das cidades e das economias urbanas por todo o mundo. Eles distribuem bens e serviços acessíveis, oferecendo aos consumidores opções de varejo convenientes e baratas. Eles também são parte vital da vida social e económica de uma cidade, e os turistas geralmente vêem esses profissionais como parte do saborear de uma experiência autêntica e local e de lugares públicos dinâmicos.
Ainda há poucos dias, a quando celebrações do 25 de Abril, falou-se alto e bom som na importância da liberdade e defesa dos cidadãos. Pois este processo não tem nada de libertador nem de respeito. Não existe liberdade de escolha quando se tratam as pessoa como um rebanho de ovelhas que se encurralam onde e quando queremos. Não, não é este processo que o Bloco de Esquerda defende.
Lembro-me de alguns anos estar presente numa conferência no teatro Tempo em Portimão em que orou o arquitecto Sidónio Pardal. Nessa conferência sobre reabilitação urbana, o arquitecto Sidónio Pardal descreveu como era importante criar zonas de alguma confusão em prol do dinamismo financeiro, multicolor e multicultural. Concordo plenamente, essa é a beleza da coisa ambulante, é poder estar nessa mesma confusão e fazer parte da dinâmica. Neste caso o executivo permanente da câmara municipal de Portimão quer transformar a praia da Rocha numa espécie de feira das vaidades. É claro que sendo assim os vendedores ambulantes não pertencem a elite da Tomás Cabreira mas decerto que a avenida Tomás Cabreira não mais será a mesma, não terá beleza de outrora.
O Bloco de Esquerda admite que houve algum diálogo por parte do executivo permanente e concorda que existam muitas ilegalidades e comportamentos menos correctos por parte de certos indivíduos. Contudo, não aceita a forma como foi programada a “limpeza” resolução do problema. Existem vendedores ambulantes que simplesmente mereciam ter ficado fora deste processo por serem pessoas idóneas e que há muitos anos trabalhavam nos lugares agora extintos.
Quanto á minuta de contrato, podemos verificar vários entraves de acesso ao concurso que só mostra que todo este diálogo não passou de uma manobra de diversão e que nunca houve verdadeira vontade de inverter este processo doloroso para os vendedores ambulantes de bem.
Pelo exposto e de acordo com a proposta de deliberação apresentada, o Bloco de Esquerda vota Contra
O Vereador em exercício
Rui Barradas

Sem comentários:

Enviar um comentário