sábado, 12 de novembro de 2016

CITAÇÕES


O desmantelamento do Estado Social – tornado politicamente desnecessário com o fim da Guerra Fria – mostrou como o liberalismo deixou de precisar da democracia e a assumiu como um estorvo.
José Manuel Pureza, Diário as beiras

[Segundo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán] a “verdadeira democracia” que aí vem é feita de policiamento e militarização generalizados, controlo dos media, racismo e intimidação das minorias, manipulação das maiorias.
(…)
Trump, como já Berlusconi o foi, é um símbolo da suprema aspiração do capitalismo: transformar o dinheiro em exercício de poder e domínio sobre os outros.
(…)
Pelos vistos, não há nada de mais convincente que um rico que, em nome dos pobres, se queixa dos outros ricos.
(…)
A extrema-direita ainda pode ser travada. Mas só se levada a sério e a sério combatidas combatidas as condições que permitem o seu avanço.
Manuel Loff, Público (sem link)

Hillary Clinton era a candidata [de muitos partidos sociais-democratas e socialistas], com aquela carreira de conúbio que a fez a candidata de Wall Street e dos “mercados”.
(…)
A vontade de mudar, o elemento mais decisivo nestas eleições, foi parar às piores das mãos, mas foram as únicas que lhes apareceram.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Clinton merece Trump mas a América e o mundo não.
Pacheco Pereira, Sábado (sem link)

Despromovemos as pessoas a máquinas de consumo.
Ralf Boscheck, director de programas do MBA do International Institute for Manegement Development, Suíça, Sábado (sem link)

A UE será ou a próxima a alinhar na política de intolerância e do fechamento ou a primeira a distanciar-se dela.
Pedro Santos Guerreiro, Público (sem link)

Quando se pensa na tragédia que é a eleição de uma personagem de farsa que é Trump, vale a pena tentar perceber quais são as circunstâncias que tornaram possível o fenómeno.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A vitória de Trump é um terramoto para a democracia, para os direitos sociais e para a tolerância.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Como é que [nos Estados Unidos] se descem impostos de forma acentuada e se lança um programa pesado de investimentos públicos sem que daí decorra um forte agravamento do défice federal e da dívida pública?
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Esta eleição [de Trump] deu a vitória ao improviso e ao rancor.
Clara Ferreira Alves, revista E, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário