quarta-feira, 19 de julho de 2017

REFUGIADOS: O IGNÓBIL ACORDO ENTRE A UE E A TURQUIA



Cada vez é mais evidente que a democracia é uma espécie de empecilho para a tomada de decisões de certos governos de países onde o regime democrático vigora, relativamente a outros em que a ditadura é a designação mais apropriada para o regime vigente. Há muitos exemplos por esse mundo mas um daqueles que se coloca com maior acuidade para os europeus é o que actualmente detém o poder na Turquia. Na realidade, o Governo deste país tem todos os traços de uma ditadura como demonstram todos os dias as notícias que nos chegam ainda que com algum filtro por parte dos principais meios de comunicação social.
Em relação ao Governo turco a designação mais adequada será a de “regime de Erdogan”.
Na realidade, a Europa, não sendo capaz de lidar com a situação dos refugiados que chegam às suas fronteiras, fugidos de guerras em que os governos europeus são particularmente culpados, entregou o trabalho sujo da contenção de milhares de pessoas ao protoditador Erdogan, a troco de milhares de milhões de euros e de um fechar de olhos a toda a espécie de atropelos à liberdade que actualmente se verificam na Turquia.
O texto seguinte é um artigo de opinião transcrito do Público de ontem e assinado por duas personalidades com créditos firmados no tema em consideração (*).
Em Março de 2016, Merkel e Erdogan chegaram a um acordo sobre os refugiados, que iria implicar toda a Europa. Este acordo, ainda em vigor, estipula que a Turquia deve reter os refugiados em troca de milhares de milhões de euros pagos anualmente pela Europa.
Vamos clarificar: este acordo é inútil. Erdogan aproveita-se dele para fugir às pressões feitas pela Europa enquanto implementa um regime autoritário e alimenta o nacionalismo na Europa.
Por estas razões deve ser terminado.
Desde Março de 2016, a Europa aumentou consideravelmente os meios de controlo das suas fronteiras. A União Europeia criou a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira em 2016, com vista a coordenar melhor e reforçar o controlo das suas fronteiras externas.
 Hoje, quer queiramos uma política mais aberta ou mais restritiva quanto à recepção de migrantes, a Europa depende muito pouco de Estados terceiros para implementar e ver respeitadas as escolhas políticas e vai depender ainda menos no futuro próximo.
Não é nem a Alemanha nem a Europa que precisam que Erdogan impeça os refugiados de entrar na Europa. Erdogan é que precisa dos refugiados, instalados no sudeste da Turquia, para a sua política de opressão contra o movimento nacional curdo.
A presença dos refugiados no sudeste da Turquia permite exercer pressão económica no movimento curdo. O seu trabalho ilegal representa uma competição indirecta aos trabalhadores da região. Além disso, os municípios curdos são os que mais têm de financiar os campos de refugiados. A sua presença nesta região vai provocar uma mudança do equilíbrio de poder político e eleitoral do movimento curdo a favor do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).
Quando tiverem acesso a cidadania e consequentemente direito a voto graças ao AKP, a população sunita com os seus valores conservadores irá sem dúvida alguma apoiar fortemente este partido.
É impossível comparar acolher indivíduos que estão a fugir de guerra e morte a crimes em massa. Contudo, a chegada e a consequente instalação de refugiados no sudeste do país por parte de islamistas do AKP é a continuação da tradição fatal do nacionalismo turco.
Além disso, este acordo de refugiados entre a Turquia, a Alemanha e a Europa permite que Erdogan chantageie europeus e que ponha em prática mais estruturas de poder autoritário, sem ter medo de pressões ou sanções.
A repressão contra todos os que lutam para promover os direitos humanos e a democracia está a aumentar. Ainda assim, as pressões da Europa são mínimas e as muitas ameaças de sanções não passam disso, ameaças. 
E, enquanto os europeus ficam calados e não criticam o rumo autoritário de Erdogan, por medo de prejudicar o acordo de refugiados, o presidente turco implementa o seu projecto autoritário. Censurando as acções de Estado, em especial do exército, no sudeste da Turquia.
As democracias europeias, das quais a Alemanha se encontra na linha da frente, demonstram incompreensão relativamente ao que pode muito bem ser um regime ditatorial à sua porta. Isto contribui para a atracção exercida por regimes autoritários para o detrimento de sistemas democráticos e consequentemente incentiva o nacionalismo na Europa.
Este acordo é um sinal da falta de soberania dos europeus que são incapazes de justificar as suas políticas sem a ajuda de países como a Turquia. Este é um elemento-chave no discurso nacionalista e antieuropeu que apenas é reforçado pelo apoio deste acordo. Assim podemos ver como a aliança entre o nacionalismo (nacionalismo representado pelo AKP e o nacionalismo europeu) e o islamismo se fortalecem mutuamente.
Por este motivo, o acordo com a Turquia tem de ser parado.
Esta abolição deve ser acompanhada de pressões europeias para pôr fim à perseguição daqueles que lutam por uma democracia e pelos direitos humanos na Turquia. Os democratas exigem sanções para o seu próprio país e a continuação da negociação com a UE de forma a evitar que a Turquia entre numa ditadura. Vamos ouvir e apoiar as suas exigências.
A Alemanha, que teve um papel determinante na negociação e conclusão do acordo de refugiados, acarreta também uma responsabilidade histórica na luta contra o autoritarismo e na promoção de democracia. E deve, portanto, tomar uma posição de liderança e acabar com este acordo. É por isso que pedimos a todos os cidadãos e partidos políticos da Alemanha que se manifestem nesta direcção.
O melhor do Público no email
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.
Em causa está a liberdade e a vida de dezenas de milhares de democratas na Turquia. Estamos a falar do futuro da democracia, tanto lá como aqui.
(*) Benjamin Abtan (Presidente do Movimento Anti-racista Europeu – EGAM) e Beat Klarsfeld (Embaixador Honorário da UNESCO)

Sem comentários:

Enviar um comentário