sexta-feira, 28 de julho de 2017

CONFIRMA-SE: OS RICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS RICOS



De uma notícia do Expresso Economia de hoje retirámos o seguinte excerto:
Cerca de 18,8 mil milhões de euros foi o montante total apurado pela revista Exame para o património das 25 famílias mais ricas de Portugal a 5 de julho de 2017, valor que representou um considerável acréscimo face ao mesmo período de 2016. No ano passado, este valor ficara perto dos 15 mil milhões de euros, montante ainda abaixo do apurado em 2013, ano em que a revista alterou o seu método de contabilização. Em termos líquidos, as maiores fortunas cresceram assim qualquer coisa como 3,8 mil milhões de euros em apenas um ano, o que representou uma valorização de cerca de 10,4 milhões por dia.
Ainda segundo o Expresso Economia, citando a insuspeita revista Exame, o top 3 dos mais ricos – família Amorim, Alexandre Soares dos Santos e família Guimarães de Mello – cresceu a módica quantia de €3,5 milhões por dia, com os seguintes pormenores:
O ranking atribuiu em 2017, tal como nos últimos cinco anos, o primeiro lugar à família de Américo Amorim, falecido neste mês de julho aos 82 anos, com um valor de 3,8 mil milhões de euros, património este que será depois repartido essencialmente pelas suas filhas, Paula, Luísa e Marta. Esta avaliação só foi possível devido à considerável valorização do seu património em Bolsa: as ações da Galpenergia subiram de pouco mais de 12 euros para 13,2 euros em apenas um ano. Mas a maior apreciação foi mesmo a Corticeira Amorim, que passou de 7 euros em junho de 2016 para 12,7 euros em julho de 2017.
Na segunda posição do ranking mantém-se estável Alexandre Soares dos Santos, maior acionista da Sociedade Francisco Soares dos Santos, que detém a maioria da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, entre outras insígnias. Também ele viu a sua fortuna crescer devido à valorização das ações da empresa em Bolsa, que cotava, à data da avaliação, a 17,1 euros, o que compara com os cerca de 14 euros do ano anterior. Este, que já liderou a lista em 2012, poderá muito bem ser catapultado agora para o primeiro lugar com a divisão do património de Américo Amorim, ficando a uma considerável distância das outras posições.
Já a família Guimarães de Mello, que o no ano passado ascendeu à terceira posição, viu o seu património valorizar sobretudo devido aos bons resultados da Brisa, concessionária da qual tem uma parcela considerável. A sua fortuna ascendeu a cerca de 1,47 milhões de euros, a maior avaliação desde 2013, altura em atingiu os 1,6 mil milhões de euros.
Para não variar, as notícias sobre o aumento da desigualdade  na distribuição da riqueza, tanto em Portugal como no resto do mundo pouco variam de ano para ano, mas não tenhamos dúvidas de que isto só pode ter lugar enquanto os mais pobres o consentirem…
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário