sábado, 23 de setembro de 2017

CITAÇÕES


Se tudo estava desenhado para Passos Coelho continuar depois de outubro, mesmo derrotado, agora as águas agitam-se.
Francisco Louçã, Público (sem link)

O nacionalismo espanholista tem sido o maior produtor do independentismo catalão.
(…)
Na base da reivindicação independentista [da Catalunha], que atravessa as fronteiras da direita e da esquerda, está o direito à autodeterminação, um valor essencial da tradição progressista e democrática.

A crise [na Catalunha] começou quando Parlamento espanhol e Tribunal Constitucional amputaram unilateralmente o novo Estatuto de Autonomia aprovado por referendo pelos catalães em 2006.
(…)
Na quarta[-feira], a pedido da Guarda Civil, um juiz mandou prender 14 altos cargos do governo catalão, proceder a buscas em vários departamentos governamentais e cercar a sede de um partido político.
(…)
[Em Espanha] a falta de independência da magistratura e do Tribunal Constitucional são colocados ao nível de casos como a Hungria ou a Polónia.
Manuel Loff, Público (sem link)

No actual processo eleitoral autárquico esta questão [da exploração de petróleo] tem estado ausente, em particular nas zonas que serão afectadas mais rapidamente.
João Camargo, Público (sem link)

Por muito que as elites deste país não queiram, este debate [sobre a escravatura] — protagonizado sobretudo pelos descendentes de populações escravizadas e sujeitas ao trabalho forçado — está quase a chegar.
Marta Araújo, Público (sem link)

A guerra, à luz da Carta [das Nações Unidas], é ilegal, salvo em casos absolutamente excecionais.
(…)
Trump foi à sede da ONU apresentar um manifesto belicista, com invocação do nome de Deus, em vez de uma proposta para a saída das múltiplas crises no mundo.
(…)
[Trump] insultou Obama, considerando o acordo com o Irão uma vergonha, dando conta que os acordos assinados não são para respeitar.
(…)
Para ele, Deus é uma espécie de ente superior que existe para o defender a ele e aos multibilionários ao cimo da terra.
Domingos Lopes, Público (sem link)

No discurso destes candidatos [Fernando Medina e Rui Moreira] não há promissórias, há a sua própria imagem.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Com eleições à porta e sem poder centrar a penalização do Governo na economia e no emprego, Passos Coelho está numa encruzilhada.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Com raríssimas exceções, é entre os que votam que encontramos as pessoas com maior participação cívica fora da política.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Para resgatar o orgulho americano, Trump está disposto a sacrificar milhões de vidas no holocausto, incluindo, as dos aliados Coreia do Sul e Japão.
Clara Ferreira Alves, Revista E, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário