segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

NOVOS COLONATOS ISRAELITAS, MAIS UMA VIOLAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL



As autoridades israelitas aprovaram a proposta de construção de 1122 novas casas em colonatos em toda a Margem Ocidental ocupada, segundo informa a organização israelita Peace Now.
As aprovações foram dadas na quarta-feira passada, 10 de Janeiro, por uma comissão do Ministério da Defesa com autoridade sobre a construção de colonatos. Cerca de 352 casas receberam aprovação final, enquanto as outras estão numa fase preliminar do processo.
Os planos que foram aprovados incluem a construção de mais de 200 casas em Oranit e mais de 50 em Petzael, no Vale do Jordão, além de construções em Ariel, Alfei Menashe e outros colonatos na Margem Ocidental ocupada. As autoridades de planificação avançaram com planos de construção de centenas de unidades habitacionais noutros colonatos, incluindo Kfar Adumim e Givat Ze'ev.
No ano passado, a Administração Civil (órgão do Ministério da Defesa israelita encarregado da administração dos territórios palestinos ocupados) aprovou a construção de cerca de 3000 casas em colonatos da Margem Ocidental.
Cerca de 600.000 israelitas vivem actualmente nos mais de 230 colonatos existentes na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental, construídos desde a ocupação israelita em 1967.
Todos os colonatos israelitas são ilegais à luz do direito internacional, já que se encontram no território palestino ocupado. Segundo a IV Convenção de Genebra, a potência ocupante não pode instalar cidadão seus no território ocupado. A ilegalidade dos colonatos israelitas foi reafirmada em Dezembro de 2016 pela resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário