
UM DADO PREOCUPANTE
O Banco de Portugal divulgou um dado muitíssimo preocupante: a taxa natural de desemprego na economia portuguesa pode ter atingido os 9,5% em 2010. A taxa natural de desemprego (ou desemprego técnico) é aquele desemprego que as economias registam sempre, mesmo quando estão a aproveitar plenamente todos os seus recursos produtivos.
A taxa natural de desemprego histórica, comumente aceite pelos economistas, é de 4%. No início da década passada, esse valor era em Portugal de 5.5%. Mas o facto de agora estar em 9,5%, revela que está a crescer rapidamente, apesar de ter estado estabilizada nas últimas três décadas em torno dos 4% a 5%. Isto quer dizer que, pelo menos até2020, (em que as taxas de crescimento andarão entre 1% e 2%) teremos sempre de contar com uma taxa de desemprego mínima de 10%, à qual acrescerá o desemprego conjuntural.
Ou seja, o desemprego estrutural estará a entranhar-se na economia. E, como reconhece o Banco de Portugal, mesmo um crescimento económico robusto não será suficiente para o reduzir a níveis “socialmente aceitáveis”. Ou seja, temos um problema, com enorme probabilidade de se estar a tornar um problema crónico.
Sem comentários:
Enviar um comentário