sábado, 27 de novembro de 2010

Uma história real gracejando….

A crise anda por aí…infernizando a vida dos portugueses, persegue-nos por todo o lado, é presença constante nos super-mercados, restaurantes, salões de cabeleireiro, cafés, ginásios, escolas, hospitais e até vejam lá, entrou inopinadamente pela Assembleia da República, onde um deputado teme vir a passar fome…Dizem que veio do outro lado do Atlântico, atravessou a Europa e foi em Portugal, país conhecido pela sua generosa hospitalidade e clima propício às suas lúdicas actividades que fixou residência por tempo indeterminado.

A Crise, mulher insinuante e perdulária, viveu algum tempo num faustoso palácio de cristal, longe dos olhares do povo. No princípio só alguns deram pela sua presença e quando algumas vozes dissonantes a acusaram de vigarista, que sem qualquer escrúpulo ou medo da justiça, começou a surripiar o nosso dinheirinho, logo a visão optimista de alguns dos nossos governantes afastavam as palavras trágicas dos chamados profetas da desgraça; entretanto o povo ordeiro e submisso vivia na fantasia de uma telenovela de final feliz; até que um dia o palácio de cristal acabou por ruir e a crise despida dos trajes coloridos, transformou-se num fantasma incómodo que se instalou na maioria dos lares portugueses. As pessoas apavoradas perguntam: - e agora quem nos acode? Ao que os nossos governantes respondem: - tenham confiança, vamos descobrir a solução para os vossos problemas; pensaram, pensaram e elaboraram então o mais discutido orçamento de que reza a história; e o povo aguardou expectante esse menino de parto tão difícil que ora queria nascer , ora se escondia na barriga da progenitora, até que finalmente nasceu e logo foi baptizado por arremessos de palavras numa arena política - efémera ilusão - o tão aguardado orçamento afinal não trazia a tão esperada solução para afugentar o fantasma da crise….E o povo desiludido vê-se obrigado a olhar para a D. Poupança, essa mulher desaparecida há quase três décadas e que regressa agora magra, feia, mal cheirosa, que não lava os dentes com pasta dentífrica e nem se limpa com papel higiénico….pudera, vem taxada pelo Iva ao mais alto nível….

Falando a sério….

Na hora em que escrevo este texto manifestam-se no aeroporto de Faro trabalhadores da Groundforce, familiares e muitas outras pessoas solidárias com o seu protesto. Mais 336 trabalhadores que vão contribuir para engrossar a lista de desempregados que torna o distrito de Faro um dos piores, senão o pior ao nível do país …Aliás quem quiser dar um passeiozinho higiénico após o jantar, pode constatar na rua da Hortinha, em Portimão, o começo de uma fila de desempregados à porta do I.E.F.P. que vai engrossar ao longo da madrugada….A preocupação mor dos nossos governantes para além da contenção do défice seria viabilizar um orçamento que indicasse caminhos para minorar este flagelo social que assola o nosso país. Mas de pec. em pec. pecam por não arranjar soluções viáveis que relancem a nossa economia e permitam que esse número assustador de 600.000 desempregados comece a diminuir. No Algarve quando uma das principais preocupações seria acarinhar o turismo e todos os dirigentes partidários estarem unidos nesse propósito, vejamos apenas um exemplo: foi criada uma comissão de utentes disposta a lutar pelo não pagamento das portagens na via do Infante, mas como integra alguns aderentes do B.E., já o P.S. não apoia….assim fechados nas capelinhas dos interesses partidários prejudica-se aquilo que é do interesse de todos…As portagens a serem efectivadas vão contribuir ainda mais para diminuir a entrada de turistas no Algarve, principalmente espanhóis.

Acreditem, com políticos destes nunca teremos a regionalização e aliás nem convém….

Luísa Penisga Gonzalez, membro pelo B.E. na Assembleia Municipal de Portimão



P.S. a autora escreve de acordo com a antiga ortografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário