sábado, 11 de fevereiro de 2017

12 FEV: ACÇÃO DE PROTESTO - VAMOS SALVAR AS ALAGOAS DE LAGOA



12 de Fevereiro, domingo, Lagoa, junto ao local da feira mensal, 10h (encontro no parque de estacionamento do Aldi a partir das 9h40).

A acção levada a cabo pelo BE pretende travar o destino traçado para mais uma área natural na cintura envolvente da área da cidade de Lagoa, que está a ser aterrada para futuro alojamento de mais uma grande superfície retalhista. O terreno, nas imediações do parque de exposições da FATACIL, em frente ao Aldi e tem-se revelado uma importante zona húmida de invernia para algumas espécies raras de aves, nomeadamente o íbis-preto, conforme atesta a organização ambientalista algarvia Almargem. A zona poderá ser ainda um vestígio das antigas lagoas que deram origem ao nome da localidade, alagando-se parcialmente durante o período de chuvas do Inverno.
A Câmara defende a legalidade da situação, de acordo com alterações efectuadas em 2008, em sede Plano de Urbanização de Lagoa (PU3). Contudo, o enquadramento legal não justifica o atentado ambiental efectuado, porque estão em causa valores superiores como a conservação de espécies raras no nosso país. Para além do mais, a construção de mais um hipermercado, a acrescentar aos outros cinco que existem dentro e nas imediações da cidade não trarão mais valias económicas nem os empregos anunciados, porque o excesso de oferta esmagará ainda mais o pequeno comércio urbano, bem como levará ao colapso das superfícies maiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário