segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ENTREVISTA DE ALFREDO BARROSO AO JORNAL I


A entrevista de Alfredo Barroso (AB) publicada hoje no Jornal i teve lugar na altura em que saiu o último livro da autoria do ex-militante “socialista” e actual apoiante do Bloco de Esquerda, Corações de Pedra.
Há nesta “conversa” uma série de afirmações interessantes que decidimos aqui deixar, como forma de retratar o pensamento político do momento presente de AB.
- O neoliberalismo significa, entre muitas outras coisas, o desequilíbrio da balança entre o capital e o trabalho.
- Admito que, a médio prazo, as chamadas forças de esquerda possam acolher o apoio da maioria da população.
- Nós sabemos que há muito conformismo nas sociedades contemporâneas e há muitas maneiras de distrair o povo, desde o pão e circo de antanho.
- O PS tem receio de avançar num aspeto essencial que é (…) a exigência de uma reestruturação total da dívida, porque é impossível qualquer plano de desenvolvimento em Portugal dado o que pagamos só de juros no serviço da dívida.
- Acho que os malefícios do capitalismo foram de certo modo contidos, na sua selvajaria intrínseca, depois da guerra, com a difusão do Estado social.
- A ameaça soviética foi ótima porque obrigou as democracias europeias a interessarem-se pelos mais pobres e a fazerem políticas redistributivas.
- Acredito que seja possível domar o capitalismo e construir sociedades que, a pouco e pouco, se aproximem mais de um ideal de socialismo democrático e menos de um capitalismo completamente selvagem.
- [Os partidos de direita] ganham [eleições na EU] porque alimentam o medo e o receio de instabilidade intrínseco.
- Não sei de que maneira isto [entendimento à esquerda] não pode vir a influenciar uma parte mais jovem do partido [socialista].
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário