sexta-feira, 9 de março de 2018

8 MARÇO: GREVE FEMINISTA HISTÓRICA NO ESTADO ESPANHOL




Milhões de mulheres saíram à rua em mais de 200 cidades.
A greve feminista deste 8 de março contou com pelo menos 123 manifestações, 192 concentrações e 185 acções variadas em toda o Estado Espanhol, de acordo com a compilação feita por elsaltodiário.com. Em Madrid, um milhão de pessoas saíram à rua de acordo com os sindicatos, em Barcelona 600 mil. Em Sevilha, mais de 100 mil, de acordo com a Câmara Municipal. Em Bilbao, mais de 60 mil pessoas. Mais de 40 mil em Vigo ... (Mais Aqui)
O Movimento Feminista tinha convocado para este 8 de Março uma greve Laboral, Estudantil, de consumo e de cuidados. Esta convocatória foi apoiada pelos sindicatos da CNT, da CGT e da Confederação Intersindical, que desta maneira convocaram uma greve geral de 24 horas, enquanto a CCOO e a UGT convocam apenas greves parciais de duas horas: das 11:30 às 13:30 e das 16:00 às 18:00.
Perto de 6 milhões de mulheres fizeram greve
Comisiones Obreras E UGT, que tinham convocado greve de 2 horas, calculam que 5,9 milhões de trabalhadoras apoiaram a greve feminista.
Em Madrid para apoiar as mulheres em greve foram abertos mais de 30 centros de cuidados. Nesses centros existem cresces, centros de dia, cantinas, sítios de descanso autogeridos que servem de apoio às mulheres que querem fazer greve. (Mais Aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário