sexta-feira, 2 de março de 2018

DESIGUALDADE SALARIAL POR GÉNERO



Que existe uma significativa desigualdade salarial entre homens e mulheres por todo o mundo é uma realidade inquestionável. No entanto, as causas dessa desigualdade ainda não se encontram totalmente definidas.
Uma recente investigação realizada nos Estados Unidos aponta no sentido de a maternidade constituir uma espécie de penalidade que as mulheres sofrem, como se pode ler num texto do Diário Liberdade online, do qual apresentamos o seguinte excerto.
A diferença de salários entre homens e mulheres, segundo essa pesquisa realizada por um professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, é realmente uma penalidade para quem dá assistência na infância aos seus filhos.
É facto que - independente do país ou da época - mulheres ganham menos do que os homens. Esta é uma verdade nos Estados Unidos (onde as mulheres ganham aproximadamente 79% do que os homens ganham), no Japão (onde as mulheres ganham 73% do que os homens ganham), na Dinamarca (onde a diferença salarial é de 15%). Procure-se pelo mundo todo, e não se irá encontrar um país em que homens e mulheres tenham salários iguais.
O grande debate não é se existe desigualdade salarial, mas por que ela existe. Alguns pensam que é uma causa da discriminação de género, numa economia que não acredita no potencial das mulheres como no dos homens. Outros argumentam que as mulheres escolhem áreas que pagam menos - enquanto outros citam os tipos de educação recebidos por homens e mulheres.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário