sábado, 28 de abril de 2018

CITAÇÕES


A indignação dos idosos desesperados com a ameaça dos despejos das casas onde sempre moraram tem sido, nos últimos dias, a face mais visível da crise profunda na habitação.
(…)
Só para dar um exemplo, há 2% de habitação social em Portugal, contra 34,1% na Holanda, 26,2% na Áustria ou 18,7% na França.
(…)
O radicalismo do anterior Governo, e em particular de Assunção Cristas, nesta matéria [da habitação] criou uma bomba-relógio que já está a rebentar.
(…)
Desde logo, parar os despejos da Lei Cristas e devolver aos inquilinos a proteção que deviam ter, impedido que se ponham na rua idosos ou pessoas com incapacidade.

Em Portugal [este ano] tendo o produto de toda a economia aumentado 2,5%, os dividendos das principais empresas aumentaram 20%.
(…)
Há empresas que pagam dividendos mesmo com prejuízos, como a Sonae Capital.
(…)
Foram os mais garbosos dos democratas ocidentais que assinaram o acordo com a Turquia, pagando-lhe para reter os refugiados.
(…)
Varoufakis mostrou também a sua faceta mais histriónica, ao anunciar que foi ele quem permitiu a geringonça portuguesa.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

Quando se fala na necessidade de defender a família, não estamos, na verdade, a pensar na família enquanto espaço de afetos, liberdade e segurança, mas antes de um modo muito particular e estreito de estar em família.
Ana Cristina Santos, Público (sem link)

O crescente assalto aos defensores de direitos humanos devastou as vidas de milhares de pessoas na Turquia, cerceou o trabalho crucial das organizações e mergulhou largos sectores da sociedade num permanente estado de medo.
(…)
O estado de emergência, declarado como medida temporária excepcional há quase dois anos [na Turquia], foi renovado pela sétima vez na semana passada. Sob as suas regras draconianas, os direitos humanos foram dizimados.
(…)
As medidas extraordinárias estão a ser normalizadas na Turquia – com os activistas de direitos humanos marcados como alvos.
Milena Buyum, Campaigner da Amnistia Internacional Turquia, Público (sem link)

Continuamos a ser dos países da União Europeia (e muito especialmente da Zona Euro) com uma das mais altas taxas de precariedade laboral, de contratos de trabalho a termo e contratos de trabalho temporário.
João Fraga de Oliveira, Público (sem link)

O mercado da habitação, sobretudo nos centros históricos das grandes cidades, está a ser destruído pela especulação imobiliária sem regras.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

[Quanto a Manuel Pinho] tivemos a conformação de que há ministros militantes de empresas.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Sem a defesa dos direitos dos cidadãos a liberdade de imprensa tem os dias contados.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

A haver petróleo em Portugal ele nem vai ser “nosso” nem a gasolina para os carros vai ficar mais barata.
Luísa Schmidt, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário