domingo, 13 de setembro de 2015

JOSEPH STIGLITZ, ATÉ PARECE UM RADICAL ESQUERDISTA...


Quem lê o Expresso com alguma regularidade contacta com os artigos que Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia e professor na Universidade de Columbia em Nova Iorque, publica naquele semanário e sabe quão crítico ele é do sistema neoliberal que actualmente domina o mundo. Estamos, sim, perante um defensor de um sistema capitalista com rosto humano, para usarmos uma expressão perceptível embora pouco exacta.
Do seu artigo deste sábado no Expresso retirámos as seguintes afirmações:
A taxa de desemprego para os Estados Unidos como um todo é de 10,3%.
Para os afro-americanos com idades entre os 17 e 20 anos, que completaram o ensino secundário mas não se inscreveram na faculdade, a taxa de desemprego é superior a 50%.
[A queda dos salários reais dos trabalhadores] explica o porquê de o rendimento médio das famílias ser mais baixo hoje, do que era há 25 anos.
Há fortes indícios de que as economias têm melhor desempenho com um mercado de trabalho equilibrado e, tal como o Fundo Monetário Internacional tem mostrado, com menor desigualdade.
O argumento para a subida das taxas de juro não está no bem-estar dos trabalhadores, mas sim no dos financeiros.
Nos EUA, está a ser pedido aos trabalhadores que sacrifiquem os seus estilos de vida e bem-estar para proteger os financeiros abastados das consequências da sua própria imprudência.

Sem comentários:

Enviar um comentário