terça-feira, 13 de outubro de 2015

250 MIL MANIFESTAM-SE EM BERLIM CONTRA TTIP E CETA




Em Berlim 250 mil pessoas saem à rua (10/10/2015) em protesto contra acordos comerciais entre UE, EUA e Canadá. (vídeo sem legendas)
A manifestação põe em causa benefícios a multinacionais, com prejuízo para trabalhadores como ameaça a postos de trabalho e ao Estado de bem-estar social.
TTIP é a sigla em inglês para Transatlantic Trade and Investment Partnership ou, em português, Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, um acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos, debatido desde 2013, que pretende criar a maior zona de livre comércio do mundo.
CETA é a sigla também em inglês para Comprehensive Economic and Trade Agreement, ou Acordo Económico e Comercial Global Canadá-União Europeia  acordo comercial que pretende “remover 99%” das barreiras alfandegárias entre Canadá e União Europeia
Os acordos TTIP/CETA entraram definitivamente na agenda política europeia. É uma sopa de letas que, para os manifestantes, negocia em segredo ameaças aos postos de trabalho, ao Estado de bem-estar social, aos serviços públicos, ao meio-ambiente e à segurança alimentar na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário