terça-feira, 27 de outubro de 2015

HORÁRIOS DOS MÉDICOS EM INCUMPRIMENTO


Segundo a edição de ontem do DN, há médicos a trabalhar 30 horas seguidas. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) "está desde junho a intentar ações judiciais contra oito hospitais e centros hospitalares e contra o próprio Ministério da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde” por incumprimento do descanso compensatório.
Sobre o tema em apreço, o Correio da Manhã (CM) foi ouvir Merlinde Madureira (MM) da FNAM, numa curta entrevista:
CMHá médicos a trabalhar 30 horas seguidas, com risco para os doentes?
MM – Sim, com risco para os doentes e para os médicos. Desde o governo PS que andamos a lutar pelo direito dos médicos ao descanso compensatório depois de estarem 24 horas de serviço nas urgências.
CMPorque decidiram recorrer aos tribunais?
MM – O Orçamento do Estado para 2015 já não impediu o descanso compensatório como sucedeu nos anos da troika. Chegou-se a acordo, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) fez uma circular em fevereiro, mas muitos hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) entendem não estar vinculados à hierarquia da ACSS e não cumprem.
CMAs queixas são contra hospitais de todo o País?
MM – No verão fizemos queixas contra hospitais do Sul, e agora foram os do Centro. Amanhã [hoje] devia haver reunião da comissão paritária para tentar acordo, mas os hospitais decidiram não comparecer devido às circunstâncias políticas.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário