quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PORTUGAL É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?


Especialmente em época de eleições é muitas vezes referido que Portugal vota maioritariamente à esquerda mas tem sido governado pela direita. É verdade.
A propósito, tem todo o sentido questionar-se se o país é mais à esquerda ou mais à direita, considerando-se que PS, PCP, Bloco e outras formações mais pequenas que concorrem às eleições formam a esquerda.
Com o conhecimento que lhe é mundialmente reconhecido, o Prof. Boaventura Sousa Santos responde a esta questão em poucas palavras no Público de hoje. De salientar um facto evidente e pouco referido entre nós sobre o quase escândalo que constitui o espaço que é dado por jornais de referência a comentadores de direita, ao arrepio do pluralismo democrático, uma situação só vista em países onde a democracia sofre tratos de polé.
Convém começar por definir o que é ser esquerda. Numa concepção minimalista, esquerda é toda a posição política que promove todos (ou a grande maioria dos) seguintes objectivos: luta contra a desigualdade e a discriminação sociais, por via de uma articulação virtuosa entre o valor da liberdade e o valor da igualdade plasmada no equilíbrio entre os direitos civis e políticos e os direitos sociais, económicos e culturais; defesa forte do pluralismo, tanto nos media como na economia, na educação e na cultura; democratização do Estado por via de valores republicanos, participação cidadã e independência das instituições, em especial, do sistema judicial; luta pela memória e pela reparação dos que sofreram (e sofrem) formas violentas de opressão; defesa de uma concepção forte de opinião pública, que expresse de modo equilibrado a diversidade de opiniões; defesa da soberania nacional e da soberania nacional de outros países; resolução pacífica dos conflitos internos e internacionais. Ser de direita é ser contra todos ou a grande maioria destes objectivos.
A expressão o “país” usada na pergunta é ambígua neste contexto. Se o país for o conjunto dos portugueses é difícil responder, pois os inquéritos à opinião nunca incidiram sobre todos os objectivos. Se o “país” for a opinião publicada nos meios de comunicação principais, Portugal é de direita. Excluindo os países que foram parte do bloco soviético, não conheço outro país na Europa onde os jornais de referência dêem tanto espaço (comentários regulares, últimas páginas) a comentadores de direita. Chega ser escandaloso pelo estilo trauliteiro da direita que tem voz privilegiada. Se o “país” forem os portugueses que votam nas eleições, então o pais é inequivoca e consistentemente de esquerda, se considerarmos que os partidos de esquerda são o PS, PCP, BE e agora o Livre e outros pequenos partidos que se consideram de esquerda radical. Ao longo dos anos, este conjunto tem sido quase sempre o preferido dos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário