domingo, 11 de outubro de 2015

COM ELEVADO PROFISSIONALISMO…


Muitos observadores da realidade política portuguesa têm realçado a excelência da campanha eleitoral levada a cabo pela coligação PSD/CDS e os resultados estão à vista, após quatro anos das tremendas malfeitorias que infligiram ao povo português. Com efeito, vender gato por lebre e conseguir enganar tanta gente, tem de ser obra de profissionais de primeira água.
Com alguma atenção ao que se foi passando nestes últimos meses, é fácil concluir que todos os pormenores foram tidos em conta, nomeadamente aqueles que pudessem dar uma imagem negativa da coligação de direita, por mais ténue que fosse.
O despedimento de 413 trabalhadores – em duas empresas – no período de quatro dias a seguir às eleições, constitui um exemplo flagrante do que acabámos de afirmar. Para mais, uma das empresas em causa, a Unicer tinha sido aquela em que o ministro da Economia, António Pires de Lima, fora CEO antes de ir para o governo…
É Nicolau Santos que refere as duas situações no seguinte texto que retirámos do Expresso Economia de ontem.
A Somague aproveitou o dia seguinte às eleições para anunciar o despedimento coletivo de 273 trabalhadores. E a Unicer revelou no dia 8 que vai encerrar a sua fábrica de Santarém e despedir 140 trabalhadores. Ou seja, na semana imediatamente a seguir às eleições, 413 trabalhadores são alvo de despedimentos coletivos. E por muito que as empresas justifiquem as decisões com o abrandamento dos mercados onde trabalham, em particular Angola (o que é totalmente verdade), não fogem à suspeita de adiarem os despedimentos para não prejudicar a coligaçao, tanto mais que o ministro da Economia, António Pires de Lima, era CEO da Unicer quando foi para o governo. Com efeito, não há nada que tenha ocorrido de domingo para segunda-feira ou de domingo para quinta-feira que tenha mudado drasticamente o quadro em que as empresas operavam e que justifique o anúncio das decisões nesta semana. Elas já estavam tomadas e só foram adiadas por razões que a razão percebe bem.  

Sem comentários:

Enviar um comentário