sábado, 9 de abril de 2016

CITAÇÕES


Tudo aquilo para que os offshores servem é para esconder dinheiro e os seus proprietários, para esconder a origem do dinheiro.
(…)
Tudo o que está nos “Documentos do Panamá” não é novidade para ninguém. Como não é novidade para ninguém o discurso de “não se pode fazer nada”.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

O caso dos Panama Papers coloca uma questão que assume uma relevância máxima, a de existir uma elite política mundial que acumulou meios de fortuna sobre os quais acha que tem o direito a estar isenta de pagar impostos.
(…)
Quem recorre a este tipo de expedientes [das offshores] está a fugir a impostos, os quais nas sociedades de hoje são uma obrigação básica.
(…)
[Em Portugal] a imagem que passa é que a tendência é a de abafar e calar os que tentam apertar as regras e a fiscalização, mantendo-se um sistema que, por mais que seja mudado, continua a ser um passador furado.
São José Almeida, Público (sem link)

[No paraíso dos offshores] não são todos iguais mas não há um único anjo.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

O pressuposto da saída limpa é que ela fosse mesmo limpa e não que uma parte importante da sujidade fosse convenientemente escondida.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

O capitalismo financeiro global não se sujeita às leis nacionais e não teme qualquer meio de coação das leis internacionais.
(…)
No Panamá Papers estão todos os pecados banais do capitalismo moderno.
(…)
Esta semana, o mundo viu o rosto do capitalismo á solta, liberto dos limites das leis dos Estados.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

A manutenção de situações patrimoniais inexplicáveis, mas que, apesar de tudo, não podem ser relacionadas com um determinado crime concreto, começa a ser intolerável.
Euclides Dâmaso Simões e João Conde Correia, Expresso (sem link)

[Os paraísos fiscais não deviam existir] porque servem, no mínimo, para a fuga e evasão fiscais e no máximo para guardar o dinheiro de esquemas fraudulentos ou de actividades criminosas.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Um padeiro de Crickhowell [cidade do País de Gales] descobriu que tinha pago mais impostos do que o Facebook. E não tem dinheiro para expandir o negócio, ao contrário das multinacionais.
Clara Ferreira Alves, Revista E (sem link)

O escândalo Panama Papers mostra-nos uma realidade crua: o mundo é dominado por offshores, nós só vivemos nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário