domingo, 10 de abril de 2016

COMISSÁRIO EUROPEU DA SAÚDE E SEGURANÇA ALIMENTAR DEFENDE PROIBIÇÃO DE MÁQUINAS DE REFRIGERANTES



Assinalou-se na passada quinta-feira, dia 7/4/2016, o Dia Mundial da Saúde. A propósito desta efeméride, o Correio da Manhã (CM) colocou três questões a Vytenis Andriukaitis (VA), Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar. Esta curta entrevista foi publicada na edição do dia 8 daquele jornal.
CM Assinalou-se [ontem] o Dia Mundial da Saúde. Quais as principais preocupações?
VA – A diabetes e a obesidade são grandes problemas na Europa, incluindo em Portugal. São doenças preveníveis mas que causam o cancro e estão em expansão.
CM – Como explica isso?
VA – Consumimos alimentos de baixa qualidade, com açúcar, aditivos, comida pronta. Hoje, 460 milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem de diabetes. Temos de apostar na prevenção. Os mais pobres não têm dinheiro para comprar alimentos com menos açúcar e sal e são mais afectados com doenças cerebrovasculares.
CM – O que fazer?
VA – Os governos devem proibir as máquinas de venda de tabaco, de refrigerantes e de alimentos com açúcar, em especial nas escolas. Devem aumentar a carga fiscal e reduzir o acesso a esses produtos. Implementar medidas para combater a falta de atividade física e melhorar a nutrição. Em 2015, houve 120 mil mortes prematuras na União Europeia devido ao tabaco e 8 mil mortes devido ao álcool.

Sem comentários:

Enviar um comentário