terça-feira, 31 de janeiro de 2017

FASCISMO: QUALQUER COMPARAÇÃO COM O QUE ESTÁ A ACONTECER AGORA É MERA COINCIDÊNCIA?



NEM TODOS OS MUÇULMANOS SERÃO BANIDOS DOS ESTADOS UNIDOS


Erdogan, o ditador turco, por exemplo, é o muçulmano da família. Sobre ele afirma Trump: "É o meu género de muçulmano".
 Mais Aqui

23 FEV. - MANIFESTAÇÃO CONTRA FURO GALP / ENI


Mais Aqui

FRASE DO DIA (459)


Combate-se o trumpismo com democracia, com solidariedade entre povos, com Estado social, com dignidade no trabalho e decência na economia.

BLOCO: 2º ENCONTRO NACIONAL +60



O Bloco de Esquerda realiza o 2º Encontro Nacional + 60, com o tema "O Bloco em Luta por um Estado Social para Todos", no dia 11 de Fevereiro, a partir das 9h30, no Auditório do Alto dos Moinhos (Metro, Linha Azul), em Lisboa.
A credenciação está prevista para as 9h30, a Sessão de Abertura será às 10h. Com duas sessões plenárias, o Encontro + 60 irá focar-se em três temas principais: Segurança Social, Saúde e o Apoio Social aos Seniores. Contamos com Catarina Martins para o encerramento do Encontro, às 16h30.
As inscrições no Encontro + 60 são feitas preenchendo o formulário.
Para qualquer questão, contactar: 213510510
Evento FB, aqui

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PORTUGAL TEM A 2ª MAIOR TAXA DE MORTALIDADE NA EUROPA CAUSADA PELAS BAIXAS TEMPERATURAS



Não havendo temperaturas excessivamente baixas em Portugal os motivos para esta elevada taxa de mortalidade só podem ser económicos, já que as pessoas não conseguem aquecer as suas casas. 23,8% da população não consegue manter a sua casa quente, segundo um estudo recente do Parlamento Europeu sobre a pobreza energética. A média europeia são 10% e Espanha chega aos 11%.
A média europeia de mortalidade nos meses de inverno foi de 15%, Portugal chegou aos 28%, seguida da Irlanda e Espanha (21%) e Itália (18%). Chipre (23%) e Malta (29%).
Dos 14 países para os quais existem dados disponíveis, Portugal ganha muito destaque pela má qualidade da habitação. Apenas 6% têm tectos isolados ou paredes, apenas 3% tem janela de vidros duplos, apenas 2% tem o chão isolado.
Segundo o Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária "Os países com níveis elevados de pobreza e desigualdade de rendimentos (Grécia, Irlanda e Portugal) também demonstram o maior coeficiente de variação sazonal da mortalidade." (...) "Suécia, Noruega e Finlândia têm padrões de eficiência energética muito elevados em suas casas para combater os ambientes externos comparativamente graves experimentados nesses países. No entanto, os dados disponíveis sobre os padrões térmicos do Sul e da Europa Ocidental ilustram uma baixa penetração de medidas de poupança de energia, tais como isolamento de paredes de cavidades, isolamento de telhados, isolamento de pavimentos e janelas com vidros duplos; Este é especialmente o caso em Portugal e Grécia, embora a Irlanda e o Reino Unido também faça relativamente mal."
Mais Aqui e Aqui

FRASE DO DIA (458)


Mais prosaicamente, o Trump paranoico é um hábil intérprete da retórica populista, do discurso demagógico característico da idade democrática e da era das massas, numa sociedade de comunicação dominada pela televisão.

REMUNICIPALIZAR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA É O CAMINHO




A água é um bem comum tal como o ar, não uma mercadoria. Mafra é um exemplo a seguir por todo o país no que diz respeito à remunicipalização da água, seguindo, aliás, o que se está a levar a cabo em muitas grandes cidades a nível mundial.
É bom recordar que, há 22 anos, “pela mão do PSD” – só podia ser – Mafra foi o primeiro concelho em Portugal a municipalizar a água.   
Mais Aqui

O MURO DE TRUMP JÁ SEGUE O SEU CAMINHO


Nos Estados Unidos, ou em qualquer parte do mundo, um muro barra a entrada mas também impede a saída...

domingo, 29 de janeiro de 2017

FRASE DO DIA (457)


Não estamos hoje perante um presidencialismo de facto [de Marcelo], mas é preciso atenção e alertas para que não se corra esse risco.