segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PORTUGAL TEM A 2ª MAIOR TAXA DE MORTALIDADE NA EUROPA CAUSADA PELAS BAIXAS TEMPERATURAS



Não havendo temperaturas excessivamente baixas em Portugal os motivos para esta elevada taxa de mortalidade só podem ser económicos, já que as pessoas não conseguem aquecer as suas casas. 23,8% da população não consegue manter a sua casa quente, segundo um estudo recente do Parlamento Europeu sobre a pobreza energética. A média europeia são 10% e Espanha chega aos 11%.
A média europeia de mortalidade nos meses de inverno foi de 15%, Portugal chegou aos 28%, seguida da Irlanda e Espanha (21%) e Itália (18%). Chipre (23%) e Malta (29%).
Dos 14 países para os quais existem dados disponíveis, Portugal ganha muito destaque pela má qualidade da habitação. Apenas 6% têm tectos isolados ou paredes, apenas 3% tem janela de vidros duplos, apenas 2% tem o chão isolado.
Segundo o Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária "Os países com níveis elevados de pobreza e desigualdade de rendimentos (Grécia, Irlanda e Portugal) também demonstram o maior coeficiente de variação sazonal da mortalidade." (...) "Suécia, Noruega e Finlândia têm padrões de eficiência energética muito elevados em suas casas para combater os ambientes externos comparativamente graves experimentados nesses países. No entanto, os dados disponíveis sobre os padrões térmicos do Sul e da Europa Ocidental ilustram uma baixa penetração de medidas de poupança de energia, tais como isolamento de paredes de cavidades, isolamento de telhados, isolamento de pavimentos e janelas com vidros duplos; Este é especialmente o caso em Portugal e Grécia, embora a Irlanda e o Reino Unido também faça relativamente mal."
Mais Aqui e Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário