segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O CONCEITO DE LIVRE MERCADO É UM MITO?


Leda Paulani, professora de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de S. Paulo , explica como surge o conceito de livre mercado e como ele se reproduz, apesar de suas limitações. Para a especialista, uma série de fatores explica como o discurso liberal foi construído ao longo dos anos.
"O conceito de livre mercado surge no século XVIII, nas discussões entre os pensadores da Europa Ocidental, que estava passando por uma revolução muito grande", explica Leda Paulani. O sistema feudal de produção perdia espaço para o sistema de mercado, e nesse momento surgem os primeiros pensadores liberais, que cunham a ideia de que o livre mercado é algo virtuoso.
"Por que o livre mercado seria virtuoso? Porque ele levaria sempre, pelo seu próprio movimento, pelo seu movimento natural, a um resultado bom do ponto de vista social", segue a professora. É um desses pensadores, o escocês Adam Smith, que cunha a metáfora da mão livre do mercado: o mercado seria virtuoso, para ele, porque cada um, buscando o seu próprio interesse, no conjunto, produzia um resultado que não fazia parte de suas intenções iniciais, que seria um resultado ótimo do ponto de vista social.
"Evidente que essas ideias tinham um fundo de verdade", afirma Paulani, porque ela expressa uma nova forma de ver o mundo. Porém, o avanço do capitalismo leva ao surgimento de grandes grupos econômicos que passam, eles próprios, a atuar no sentido de limitar a concorrência e controlar mercados. "No século XX, temos um conjunto de experiências históricas que, de um lado, mostram que aquele 'virtuosismo' do mercado pode levar a desastres, como aconteceu nos anos 1930”.

"O conceito de livre mercado é um mito?" (Parte 1)

"O Conceito de livre mercado é um mito?" (Parte 2)


Sem comentários:

Enviar um comentário