sábado, 10 de novembro de 2018

CITAÇÕES


A ideia de que a única forma de luta democrática é a representação institucional é de tal forma redutora que me causa espanto que alguém possa sugeri-la.
(…)
Essa ideia de que a democracia deve ficar acantonada nas eleições serve, de facto, uma leitura da sociedade e da política.
 (…)
Um partido que se queira transformador (…) é uma organização de pessoas para transformar o mundo e organizar lutas sociais concretas.

O Bloco de Esquerda é a segurança contra esse imenso e insidioso partido da corrupção que vai dos submarinos, aos vistos gold, e às PPP.
(…)
A esquerda é a segurança contra o ódio.

Moro mandou para o espaço a separação de poderes, e por isso foi um aliado indispensável quando a direita corrupta deu um golpe político e quis disfarçá-lo de combate à corrupção.

Os novos ditadores nascem dentro da democracia e têm votos.
(…)
O ascenso do ódio e do medo acompanha a acção política dos novos ditadores.
(…)
A generalizada manipulação do direito de voto, principalmente das minorias nos EUA, acompanha também a hegemonia dos republicanos pela manipulação dos mapas eleitorais e pelas contínuas dificuldades criadas a quem quer votar.
(…)
O primeiro e mais grave processo de dissolução da democracia por parte destes ditadores com votos é essencialmente a apropriação do poder judicial.
(…)
Destruindo todas as instituições de mediação e de contrapoder, o poder torna-se autoritário e quem o ocupa um autocrata.
(…)
Há lá um sorriso enterrado e escondido atrás da boca dos bolsonarinhos e trumpinhos.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Não haja dúvidas de que é, portanto, um partido de poder que vai aprovar este fim-de-semana a sua estratégia eleitoral, e isso está claramente expresso na moção A (“Um Bloco mais forte para mudar o país”), que tem como primeira subscritora a coordenadora da direcção, Catarina Martins.
São José Almeida, Público (sem link)

Jair Bolsonaro (PSL), ao lado de um chicago boy e de um círculo de generais estranhos à democracia, celebram nessas eleições três grandes feitos: a vitória sem disputa em arena pública; a vitória da impostura; a vitória do arbítrio.
(…)
O populismo bolsonarista, ao invés de tratar os problemas reais e existentes, criou novos problemas, como a violência política inaugurada entre “petistas” e “bolsonaristas”.
(…)
Os autocratas não agem mais como no passado, através da ação de militares e generais com as armas em punho, exilando presidentes, suspendendo a constituição e ocupando o palácio presidencial.
(…)
Governantes com o perfil de Bolsonaro ameaçam a democracia de uma forma muito subtil, incremental e lenta,
(…)
O autoritarismo contemporâneo começa nas urnas e não mais nos quartéis.
(…)
Não há qualquer razão na história, na política, na economia ou na ciência social para acreditar que o autoritarismo dará qualquer solução melhor para os problemas do Brasil.
Leonardo Leal, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário