quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DADOS DA EUROSTAT: PERTO DE 1 EM CADA 5 PORTUGUESES EM RISCO DE POBREZA EM 2014


Segundo dados divulgados esta segunda-feira (17/10) quase 1 em cada cinco portugueses vivia em risco de pobreza (19,5%). Para a Eurostat Portugal está no top 10 de países que vivem em risco de pobreza, sendo a Roménia onde este fenómeno é mais intenso com 25,4% das pessoas.
"Os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento das famílias feito em Portugal em 2015 já eram conhecidos — e retratam a situação monetária das famílias em 2014. A percentagem da população em risco de pobreza mostra o peso das famílias que em cada país vive com rendimentos abaixo do que está definido como sendo o limiar de pobreza (422 euros mensais, em Portugal)."
Se acrescentarmos a estes dados o risco de exclusão social, a população portuguesa que é afectada situa-se nos 26,6% chegando assim a atingir em média os valores de 2008.
"Este indicador — “população em risco de pobreza ou exclusão social” — descreve quem está em pelo menos uma das seguintes situações: tem rendimentos abaixo do limiar de pobreza; vive uma situação de “privação material severa” (não tem acesso a pelo menos quatro de uma lista de nove itens, como capacidade para pagar atempadamente as despesas ou financiar uma refeição de carne ou de peixe pelo menos de dois em dois dias); e/ou integra uma família com uma intensidade laboral muito baixa (os seus elementos trabalham menos de 20% do tempo possível)."
Em Portugal 9,6% da população vive uma situação de “privação material
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário