domingo, 30 de abril de 2017

PEDRO FILIPE SOARES ENTREVISTADO PELO EXPRESSO



Tendo como pano de fundo o relatório sobre reestruturação da dívida pública portuguesa elaborado pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda e apresentado esta sexta-feira, o Expresso entrevistou Pedro Filipe Soares (PFS), líder parlamentar do BE.
Das afirmações proferidas por PFS destacamos as seguintes:
- As conclusões que tem [o relatório] e as medidas que apresenta ficam aquém do que o BE tem apresentado noutras ocasiões.
- O que tentámos fazer foi discutir se podemos chegar a consensos para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Se me pergunta se isto são as propostas do BE, não são.
- Neste contexto, encontrámos uma proposta concreta pela qual o Governo se pode bater se os dirigentes europeus mostrarem abertura para a discussão do tema.
- [Mesmo com a alteração proposta nas condicionantes da dívida pública] o peso da dívida continua a a ser muito acima dos tais 60% que nos dizem que devemos ter.
- O que não acompanhamos é a timidez da solução e o achar que temos de estar sempre dependentes de outros para defender os interesses do país, do Estado social ou defender direitos e salários.
- Será positivo se esta resposta for aceite à escala europeia porque desonera o Orçamento de Estado de recursos.
- Mas uma coisa é termos melhorias face ao existente e outra coisa é resolvermos o problema.
- Para o PS e BE, este é também um instrumento com propostas que podem ser materializadas enquanto alterações legislativas e defendidas no debate público para melhorar a vida do país.
- Falamos aqui em centenas de milhões de euros – pode ter impacto positivo na vida das pessoas.
- A luta é constante e nós não estamos reféns de nenhum relatório nem de nenhum momento específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário