domingo, 16 de junho de 2019

MAIS CITAÇÕES (34)


Depois de ter falhado a união por via de políticas que servissem efetivamente as suas populações, as lideranças europeias passaram a buscá-la noutras miragens.
(…)
Nunca o antimilitarismo ou a solidariedade internacional foram postos na equação, já que isso não é coisa que alimente negócio.

Hoje há um problema acrescido para todos: na escada rolante descendente do neoliberalismo, as pessoas por mais que se esforcem por subir apenas conseguem marcar passo.
(…)
Os projetos unificadores não se encomendam, constroem-se partindo de propostas políticas que expõem os interesses e as ideologias em jogo e quantas vezes em profundo conflito.
(…)
A este propósito é importante afirmar que a escola foi, é e será uma extraordinária alavanca para a ascensão social.

Em Espanha são acusados de traição à Pátria e podem ser condenados a 25 anos de prisão governantes eleitos que cumpriram um mandato parlamentar organizando um referendo democrático.
(…)
O juiz [Moro] passou a ser o centro da sanha persecutória e, quando o quando o procurador duvidava do fundamento da acusação contra Lula por causa do apartamento cuja propriedade desmente, era o juiz que o incentivava a não desistir da tramoia.
(…)
[Moro] entrou no governo amparando Jair Bolsonaro e agora depende do seu amparo.
(…)
Em todo o caso, a corrupção da justiça por uma agenda partidária, que é o que está em causa, não deixou só um rasto de vítimas como atinge também o princípio da legalidade.
(…)
Carlos César enche o peito e garante que o PS vai arrasar nas eleições prometendo manter a entrega de hospitais públicos à gestão de hospitais privados, sempre em casos excecionais, clarão.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

As economias com menos desigualdade têm, na verdade, um melhor desempenho.
(…)
As reformas progressistas-capitalistas têm de começar a limitar a influência do dinheiro na política e a reduzir a desigualdade na distribuição de riqueza.
(…)
Uma agenda abrangente tem de se focar na educação, na investigação e nas outras verdadeiras fontes de riqueza.
(…)
[O capitalismo progressivo] é a alternativa mais viável e vibrante para uma ideologia [neoliberal] que claramente falhou.
Joseph E. Stiglitz, “Expresso” Economia (sem link)

Nunca houve menos corrupção do que hoje.
(…)
Quanto mais eficaz é o combata à corrupção mais ele é visível e mais deteriora a confiança dos cidadãos na democracia.
(…)
A Lava Jato é uma lição de como usar a justiça para fins políticos.
(…)
As democracias liberais partem de um sábio princípio: que não há instituições imunes à tentação humana de abusar do poder.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Uma sociedade que não é exigente com os seus é uma sociedade que alimenta a sua própria desigualdade.
(…)
O poder autárquico é especialmente reportado em casos de corrupção.
(…)
O clientelismo não acontece apenas nas famílias políticas, mas nas teias que se estabelecem como larvas por todo o país.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário