sábado, 7 de dezembro de 2019

CITAÇÕES


[Os cínicos] sabem que a iminência de irreversibilidade na catástrofe climática que já estamos a viver exige uma alteração radical da economia e, como isso, das prioridades sociais e políticas.
(…)
Os jovens que vêm à rua mostrar como é falsa a acusação de que não querem saber de política têm sabido combinar ecologia com justiça.
(…)
Os jovens que vêm à rua mostrar como é falsa a acusação de que não querem saber de política têm sabido combinar ecologia com justiça.
(…)
Sendo global, a agressão ao ambiente é vivida diferentemente no centro e nas periferias. E, nisso, a condição das periferias do mundo não é diferente da das periferias das nossas cidades.

No último terço da legislatura tornou-se evidente que o governo não apostava nas mudanças estruturais necessárias.
(…)
as medidas para se garantir, por exemplo, uma boa gestão da Administração Pública ou a capacitação do SNS chocam com questionáveis pressupostos das "contas certas".
(…)
O capitão do barco quererá mesmo desencalhá-lo? É isso que se deseja.

O PSD parece não perceber que há um país inteiro sem qualquer interesse em mais uma novela pintada a tons laranja.
(…)
Fragmentado e dividido, repleto de uniões fáceis e de ocasião, [o PSDS está] à espera de um D. Sebastião que aguente mais quatro anos de nevoeiro sem desgaste.
(…)
O mais certo é que, neste contexto, a melhor opção que [o PSD] consiga oferecer ao país seja mais um líder de transição.

Acabar a viver na rua é fácil. Basta perder o emprego.
(…)
Se amanhã perder o emprego, não terei outro emprego à espera.
(…)
Como se sofresse de uma doença infecciosa, as pessoas na rua vão fugir de mim. Por causa do cheiro, por causa do aspecto, da dor, da fome.
(…)
Basta perder o emprego. É fácil. Estamos presos por fios. Basta perderes o emprego. Estamos todos presos por fios.
João André Costa, “Público” (sem link)

[Colocar o tema das alterações climáticas] tinha de ser alguém com a idade dela [Greta] porque é a geração dela que está disposta a mudar. Tinha de ser alguém com a idade dela porque é a geração dela que mais sofrerá com as consequências das alterações climáticas.
(…)
É pelas mãos dos jovens e dos adolescentes que se fará o caminho. São eles que pressionam e continuarão a pressionar o sistema rumo à mudança.
(…)
[Greta] estar na escola, com os amigos, com a família é uma posição confortável tendo em conta o seu país de origem. Ela optou pela via do desconforto.
(…)
É frustrante saber que se pode construir um mundo melhor, mais saudável, mais sustentável, mais verde e ver a maior parte a querer continuar a percorrer um caminho negro para o planeta.
(…)
Tudo tem de mudar. Tudo tem de urgentemente mudar. Mas sabem o mais caricato? É que os resultados que a mudança traz colocam-nos num outro patamar de bem-estar.
Paula Alves Silva, “Público” (sem link)

Se comprar bens de luxo, paga o IVA na taxa máxima, que é exatamente a mesma taxa de imposto que lhe aparece na fatura da eletricidade ou do gás.
(…)
Foi a austeridade que atropelou o consenso nacional que considerava a energia um bem de primeira necessidade devido à pobreza energética no nosso país.
(…)
Os dados mais recentes colocam Portugal com um nível “muito alto” de pobreza energética, o 4.º país da União Europeia.
(…)
As consequências da pobreza energética são brutais na saúde da população, nas suas condições de vida e de conforto.
(…)
É por isso que a redução do IVA da eletricidade e do gás é um tema que está a ganhar centralidade na elaboração do Orçamento do Estado para 2020.
Pedro Filipe Soares, “Público” (sem link)

Felizmente que ainda há pessoas com uma alma gigante no que se refere ao empenho em agir sem pinta de aproveitamento político.
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

Os negros de todo o mundo têm uma história comum. Apesar das diferentes correntes, a relevância contemporânea do ideal pan-africanista continua a basear-se na unidade e na interconexão de destinos ligados por uma história comum de precariedade (comércio de escravos, escravatura, colonialismo e racismo) e um objectivo comum (emancipação).
Ricardo Vita, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário