segunda-feira, 14 de setembro de 2020

HÁ SUSPEITAS DE INFILTRAÇÃO DA EXTREMA-DIREITA NAS FORÇAS ARMADAS


Está sob investigação a infiltração da extrema-direita nas forças armadas.

Segundo notícia avançada pelo DN, a Polícia Judiciária Militar (PJM) está a investigar um caso ocorrido em 2019, quando surgiram no blog da organização Movimento Armilar Lusitano (MAL), um movimento de extrema-direita, documentos confidenciais da marinha. A publicação terá sido feita por um perfil falso. Publicados num blog de extrema-direita.

O MAL apresenta-se como “um grupo de Lusitanos que enaltece Portugal e os Portugueses compatriotas”. Os seus seguidores foram referenciados nas manifestações dos coletes amarelos e, mais recentemente, no desfile racista com máscaras a imitar o Ku Klux Klan, junto ao SOS racismo, que já levou à abertura de um inquérito-crime.

De acordo com fontes militares que falaram com o jornal as publicações coincidiram com o lançamento de um movimento de contestação na Marinha, com o nome Naval Zero, na linha do Movimento Zero da polícia.

Os responsáveis da Marinha, depois de tomarem conhecimento desta notícia, iniciaram uma averiguação interna que identificou o departamento onde tiveram origem as publicações e a identidade do presumível autor.

Segundo um jurista ouvido pelo jornal, podem estar em causa crimes previstos no Código de Justiça Militar, como violação de segredo de Estado, violação de deveres de lealdade, de isenção política e dever de sigilo.

Já o porta-voz da PJM explica que, “no limite, pode levar à expulsão do militar das Forças Armadas ou mesmo à aplicação de pena disciplinar privativa da liberdade (prisão disciplinar)” (via Guilhotina.info)

Mais Aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário