segunda-feira, 17 de maio de 2021

17 MAIO: DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA, BIFOBIA, INTERFOBIA E TRANSFOBIA

 

Hoje assinala-se a data em que a Organização Mundial de Saúde eliminou a homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”: 17 de maio de 1990.

Graças aos movimentos pela defesa dos direitos LGBTQI+ e a todos e todas as ativistas, já muitas vitórias foram alcançadas nos últimos anos: a homossexualidade como fator de não-discriminação, o direito ao casamento e à adopção, a procriação medicamente assistida, a auto-determinação da identidade de género. Mas infelizmente, as vivências homo/bi/inter/transfóbicas ainda são quotidianas. As leis mudaram, mas ainda há muito por fazer.

Desde 1990 que a homossexualidade deixa de ser considerada um distúrbio mental, no entanto, ainda há organizações que praticam as erradamente denominadas “terapias de conversão”. A orientação sexual, identidade e expressão de género não são doenças. São caraterísticas pessoais próprias de cada pessoa - essenciais ao seu equilíbrio, saúde e vivência social. Não há nada que curar. Entregámos a semana passada um projeto de lei para proibir e tornar crime as “terapias” que insistem em considerar a orientação sexual, identidade e expressão de género uma doença.

Lutamos e lutaremos sempre pelo direito a viver plenamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário