segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A CANDIDATURA DO BLOCO DE ESQUERDA PELO ALGARVE REUNIU COM VÁRIAS ASSOCIAÇÕES DO SETOR PESCATÓRIO

 

- Associação de armadores e pescadores de Tavira

- Associação de pescadores de Monte Gordo

É preciso mais apoios e reformas decentes para os pescadores

O Bloco defende:

- Um maior apoio ao combustível e mais fácil para os pescadores. O atual modelo é um absurdo burocrático que parece ser desenhado para que os pescadores não o consigam utilizar.

- Rever o critério das 120 lotas para acesso aos apoios sociais que é completamente irrealista.

- Acabar com as reformas miseráveis que recebem os pescadores e garantir que os pescadores recebem, pelo menos, reformas acima do limiar de pobreza.

- O sistema de informação do IPMA deve ser agilizado de forma a que a informação sobre abertura e fecho dos períodos de pesca para cada dia seja divulgado de manhã. Essa é a única forma de permitir aos pescadores tradicionais não vejam o seu material destruído pela pesca de arrasto por não terem acesso atempado a essa informação

- O mercado do peixe deve ser regulado, de forma a assegurar uma distribuição mais justa do rendimento. Para isso é necessário definir preços mínimos aos pescadores ou margens máximas para os preços em lota.

José Gusmão: "o modelo de gestão das pescas exige uma participação maior das associações de pescadores do que aquela que existe hoje, nomeadamente na fase de decisão"

Mais Aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário