sábado, 30 de julho de 2016

CITAÇÕES


Na gestão deste processo [das sanções] pela Direita, tudo foi pequenino, tudo oportunista, tudo tático, tudo trapaceiro.
(…)
Não vale a pena achar que com o cancelamento da multa o problema ficou resolvido. Desde logo porque o dossier das sanções sobre o défice de 2015 ainda não está encerrado.
(…)
A pressão das instituições europeias mantém-se e a lógica de chantagem também.
(…)
De facto, a arbitrariedade das decisões é hoje a regra do “jogo europeu” tal como ele foi montado.

O facto de não haver sanções foi o resultado de um combate político que se fez exactamente contra a Europa dos europeístas, em vez da atitude de submissão que era e é a norma.
(…)
É com ironia que vejo o FMI juntar-se aos perigosos esquerdistas que falavam da reestruturação da dívida e do desastre que foi o programa da troika e, por maioria de razão, o modo como foi aplicado em Portugal.
(…)
[O problema] é a demonização do referendo cuja proposta, seja sob que forma for, é considerado quase uma proposta criminosa e antinacional, própria de fascistas, nacionalistas, comunistas e diversos extremistas.
(…)
A actual União, [está] entregue a um efectivo poder de uma só nação e dos seus aliados, ou seja, exactamente aquilo que os fundadores da Europa não queriam que acontecesse.
(…)
À medida que a democracia nacional é sugada pela burocracia de Bruxelas e pelos países mais poderosos, que os parlamentos enfraquecidos e subordinados se transformam em entidades vazias, apenas resta às pessoas a exigência referendária.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Em caso algum as propostas de organismos europeus, quer os organismos executivos como a Comissão, quer as medidas aprovadas pelo Conselho Europeu, devem ser tomadas como verdades absolutas ou mesmo científicas.
São José Almeida, Público (sem link)

O certo é que os programas de ajustamento podem ser melhorados no futuro, mas a devastação social e económica que causaram em Portugal nunca mais será reparada.
(…)
Se de repente [o BCE acabar com o seu programa de compra de títulos de dívida pública da zona euro] as taxas de juro treparão imediatamente por aí acima.

Uma mulher com as características de Trump nunca chegaria a receber a nomeação de um partido.
Clara Ferreira Alves, Revista E, Expresso (sem link)

Começar de novo é preciso, construindo uma sociedade que não humilhe e violente muitos dos seus membros e se preocupe especialmente com a proteção e a defesa dos mais desfavorecidos.
Eduardo Paz Pereira, Expresso (sem link)

A direita foi tomada de assalto por quem, num passado não muito distante, via na Europa um obstáculo à implementação em Portugal de uma agenda liberalizadora assente no recuo do Estado social.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário