sábado, 2 de julho de 2016

TODOS OS PARTIDOS JÁ DEFENDERAM REFERENDOS À EUROPA…




Com o título “Todos diferentes, todos iguais” o Expresso de hoje dedicou uma página à inesperada polémica levantada com as afirmações de Catarina Martins no discurso de encerramento da X Convenção do Bloco Esquerda onde a líder bloquista, mostrando-se frontalmente contra a aplicação de sanções a Portugal por parte da UE, propunha que o nosso país as recusasse, estando mesmo “disposto a pôr na ordem do dia um referendo para tomar posição contra as sanções”.
Houve reacções que pareceram querer transmitir à opinião pública a ideia de que seria a primeira vez que um partido político representado na AR propunha um referendo à Europa. Acontece que, simplesmente, nos últimos 24 anos, do Bloco de Esquerda ao PP, “todos os partidos portugueses, sem excepção, defenderam em algum momento referendos a tratados europeus” e, por duas vezes, o referendo esteve próximo de acontecer.   
Historicamente, “PCP e BE foram os partidos que mais campanhas e apelos fizeram pela realização de referendos europeus”. Não se entende, por isso, a reacção desabrida dos comunistas perante a proposta de Catarina Martins. Não há aqui nenhum “disparate” por parte da líder do Bloco e, se alguém revela “desorientação” não são os bloquistas.
Os textos acima revelam o histórico do PCP e BE sobre referendos à Europa – todos os partidos o têm. Diga-se, em abono da verdade que o do PCP é o maior…

Sem comentários:

Enviar um comentário