sábado, 10 de junho de 2017

CITAÇÕES


Os Custos de Manutenção de Equilíbrio Contratual (conhecidos como CMEC) foram um esquema que garantiu, à custa de subsídios públicos, que os privados que compraram a EDP na sequência da sua privatização vêm acumulando numa taxa de rentabilidade das centrais de energia acima de 14%.
(…)
Os lóbis da energia falaram sempre mais forte do que todos os que (até no PSD) tentaram mexer neles.

Há, na política, companheirismo, encontro e amizade que são o contrário da baboseira do “eles são mas é todos amigos”, seguida da inevitável “eles querem todos é tacho”.

[No Reino Unido], Theresa May foi caindo e recorreu ao desespero, com a promessa de dinamitar os direitos humanos, facto significativo para demonstrar como a direita pensa ganhar uma eleição.
(…)
Os perdedores da globalização e da União desconfiam dos seus governantes e preferem trocá-los por quem estiver em condições de os substituir.
(…)
Há uma derradeira resposta a esta crise europeia com a fragilização do centro e dos partidos neoliberais, que é manipular as leis eleitorais.
Francisco Louçã, Publico (sem link)

O futuro é imprevisível, mas o passado está cheio de exemplos de civilizações que não resistiram ao seu esplendor, entrando em declínio e queda irreversíveis, até à extinção.

O país voltou a ver os serviços secretos nas manchetes porque o primeiro-ministro, que tutela o sector, não teve o devido cuidado a seleccionar a figura que ia nomear para a “chefia das secretas”.
São José Almeida, Público (sem link)

As eleições britânicas vêm ajudar à discussão do futuro da social-democracia, forçada a tomar posição nesta era de autoritarismo securitário, que procura fundir desmantelamento de Estado social com reforço e sinistra sofisticação de um Estado Big Brother.
Manuel Loff, Público (sem link)

As rendas da energia provam que havia margem política para fazer escolhas.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Porque a desigualdade social se traduz em desigualdade política, não há verdadeira democracia sem os mínimos de igualdade.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Os americanos parecem empenhados em desfazer o mundo que estabeleceram no pós-guerra, invertendo radicalmente os aliados e aproximando-se dos mais hediondos regimes.
Eduardo Paz Pereira, Expresso (sem link)

Criar dez a doze bancos na zona euro, com todos os outros a reduzirem-se aos mercados locais, é a estratégia da Comissão Europeia e do BCE.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário