sábado, 24 de junho de 2017

CITAÇÕES


Há ainda que reinvestir nos Serviços Florestais e em equipas de Guardas e Sapadores Florestais, há que criar alternativas que permitam a quem vive no interior ter fontes de rendimento, há que pensar o próprio modelo de desenvolvimento.
(…)
A somar ao abandono, há o problema da dispersão da propriedade da floresta que torna muito difícil geri-la

O que a regulação do lobbying conseguirá será, quando muito, que quem não tem poder para não deixar pegada seja referenciado publicamente.
(…)
O alcance da legalização do lobbying pode vir a ser bem mais amplo do que parece: o risco maior é mesmo o de se passar a considerar legal aquilo que hoje cabe no universo do tráfico de influências.

Cuidado com elas [as empresas do eucalipto], são o poder sombra da floresta.
(…)
[As empresas do eucalipto] querem aproveitar a necessidade de posse administrativa dos terrenos abandonados para um movimento de concentração da propriedade, à espera de um novo governo que lhes favoreça a eucaliptização, na esteira de Passos e Cristas.
Francisco Louçã, Público (sem link)

E o certo é que, com apenas 32% dos votos, ou seja, tão-só 15% dos eleitores inscritos, os partidos da aliança entre Macron e Bayrou obtiveram quase 65% dos 577 deputados à Assembleia Nacional.
(…)
[Em França] graças a um sistema eleitoral iníquo e injusto, que não prevê qualquer forma de representação proporcional, o que prevalece é uma democracia sem o povo.

Segundo um estudo de Piketty e outros (2014), Portugal foi dos países onde o rendimento do 1% que mais ganha mais subiu e onde as taxas de IRS para estes mais desceram.
Miguel Costa Matos, Público (sem link)

É ridícula a forma como os sucessivos governos têm desprezado o assunto, enquanto bocados do país vão ardendo ano após ano, a economia da floresta vai sendo negligenciada, as pessoas vão perdendo os seus bens e as suas vidas.
São José Almeida, Público (sem link)

Sobre as consequências do aquecimento global podemos, como se tem feito, invocar o comportamento de Trump, mas era bem mais útil denunciar os nossos Trumps domésticos, a começar pelo lóbi das indústrias da fileira florestal.
(…)
Que, perante a tragédia de Pedrógão Grande, se multipliquem as vozes que pretendem desviar a atenção da questão é a prova de que pode o fogo continuar a matar e a devastar todos os anos metade da superfície queimada da UE que, por este lado, não haverá tréguas: lucro é lucro.
Manuel Loff, Público (sem link)

Em 37 anos ardeu o equivalente a 40% do país. Prevenção continua a ser o “parente pobre”.
Título do Expresso (sem link)

Só 1% de floresta da indústria é que arde.
Título do Expresso (sem link)

O que se sabe é que Portugal também é o país da Europa em que o Estado “está menos presente” na floresta.
Luísa Schnidt, Expresso (sem link)

É bom que nos recordemos que não é avisado perseguir a natureza, pois esta regressa “a galope”.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

É também na economia que pode estar parte da solução para a limpeza das florestas.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

A dimensão das tragédias em Londres e em Pedrógão Grande resulta claramente da combinação da austeridade com o aumento da desigualdade.
Nuno Pinto, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário