sábado, 7 de outubro de 2017

CITAÇÕES


Aquilo que está em causa, neste momento é a salvaguarda de direitos básicos de expressão e de reunião e a possibilidade democrática de o povo catalão se pronunciar sobre o seu próprio destino.
(…)
A vaga repressiva em curso na Catalunha é inaceitável e não faltam disposições internacionais que tornam ilegítimo o que está a acontecer.

[O sectarismo] cria um sistema de sinais e de referências auto-suficientes que, servindo para delimitar, também fecha o grupo numa redoma.
(…)
Para o sectário, o que quer que aconteça pode ser lido numa rede de conspirações que nos perseguem, o que exclui qualquer responsabilidade.
(…)
Não ouvir o que nos diz a sociedade é uma forma de enclausuramento voluntário.
Francisco Louçã, Público (sem link)

A nostalgia [da direita radical] dos bons velhos tempos de Passos e da troika manifesta-se em dezenas de artigos nostálgicos glorificando as virtudes daquele que é apresentado como o melhor primeiro-ministro de sempre em Portugal.
(…)
A nossa alt-right [direita radical] está para o PSD e Passos Coelho como a sua congénere americana está para Trump.
(…)
O governo PSD-PP, com Passos e Portas, deu-lhes [à direita radical] um braço armado como nunca tiveram, perante a complacência de muita gente da direita orgânica e da esquerda, do PS ao Bloco de Esquerda.
(…)
A campanha [dentro do PSD] vai ser muito dura, mas sê-lo-á ainda mais se não houver qualquer debate ideológico e político e apenas um choque de personalidades e grupos dentro do partido. 
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Condenamos sem qualquer hesitação a repressão policial do Estado quando a mesmo se passa em países com os quais não existem afinidades políticas, culturais, históricas, etc.
Amílcar Correia, Público (sem link)

Mas de vez em quando, por denúncia de quem trabalha, o leitor tem um vislumbre do que se passa num tempo em que os freios e contrapesos legislativos e sindicais ao poder patronal foram enfraquecidos.
(…)
A sabedoria convencional, no fundo, procura sempre atirar os trabalhadores uns contra os outros, os do público contra os do privado, os novos contra os velhos, os precários contra os que conquistaram alguma, cada vez menor, estabilidade.
(…)
Sabemos de resto, graças até a investigação do próprio FMI, que quanto maior é a presença sindical, menores são as desigualdades horizontais e sobretudo as verticais.
João Rodrigues, investigador do CES, Público (sem link)

O PSD tem mostrado o que vale, vala pouco mais do que jogos de poder daqueles que, subindo na hierarquia, fazem descer o partido.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Com Passos Coelho sai também derrotada uma afirmação programática neoliberal.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A transferência de voto do PCP para o PS tem um padrão demasiado geral para ser atribuído apenas a dinâmicas gerais.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Se a desigualdade já era um problema [nos Estados Unidos], a aplicação da reforma fiscal proposta pelos republicanos torná-la-á muito pior.
Joseph E. Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

A Altice tem um histórico de incumprimentos.
Mário Vaz, presidente da Vodafone Portugal, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário