sábado, 21 de outubro de 2017

CITAÇÕES


No conjunto, as medidas que estão no projeto de Orçamento beneficiam os recibos verdes.
(…)
Os recibos verdes não precisam de votos piedosos nem que se lance a confusão. Precisam de justiça e que se faça caminho.

Os mecanismos de ataque aos fogos são um emaranhado incompetente, agravado pelo apetite partidário (o que levou o PSD-CDS a assaltar antes os lugares de mando na protecção civil e o PS a fazer o mesmo este ano).
(…)
Nada se resolverá enquanto as empresas eucalipteiras, que gerem 200 mil hectares, promoverem outros 700 mil hectares de plantações da espécie.
(…)
O que faz arder Portugal são as matas de eucaliptos e pinheiros abandonados por quem não tem os meios, se tem a vontade de cuidar da floresta.
(…)
Temo por isso que nada saia do Conselho de Ministros sobre a floresta, além da regulamentação da lei dos cadastros aprovada há dois meses.
(…)
Portugal usa 20% do seu orçamento para os fogos (vinte vezes inferior ao de Espanha), para limpeza e prevenção e 80% para extinção dos incêndios.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Por que é que o que se fez de forma lesta para o urbanismo não se faz para o espaço não urbano?
(…)
Estes fogos apenas descarnaram o país esquelético que fomos criando.
José Reis, Público (sem link)

[Estes incêndios] explodem com toda a brutalidade porque resultam claramente de uma ausência de um projeto de desenvolvimento para o interior do país.
(…)
Os incêndios acontecem porque o país cresce desmesuradamente no litoral e vai morrendo no interior.
(…)
A gritaria que a direita mais sofisticada ou mais bruta utiliza nos incêndios para atacar a política do Governo no seu todo e pedir a sua queda é própria de uma mentalidade de terceiro ou quarto mundos.
(…)
[A oposição ao Governo] sem ideias para sair da política de redondel de enriquecer os ricos e empobrecer os pobres, fica à espera do que a natureza lhe possa trazer para dar provas que existe.
Domingos Lopes, Público (sem link)

[Em Espanha] usa-se a lei e a Constituição para fingir que se soluciona pela força algo que só uma negociação um dia poderá começar a resolver.
Sofia Lorena, Público (sem link)

Esta será a derradeira oportunidade de olhar para o interior do país, abandonado e envelhecido, sob pena de assistirmos à desertificação definitiva de uma parte substancial do território.
Amílcar Correia, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário