domingo, 15 de outubro de 2017

CONDECORADOS E ACUSADOS DE CRIMES…


No artigo que assina no Público de ontem, Pacheco Pereira faz um curioso desafio aos leitores no sentido de imaginarem se há 20 anos lhes passaria pela cabeça certos factos que entretanto ocorreram e que refere de seguida.
Deixamos aqui apenas cinco dessas referências, neste caso, a personalidades bem conhecidas dos portugueses e que têm em comum dois factos: 1) Estão todos a contas com a justiça, indiciados de vários crimes; 2) Em vários momentos a “Pátria” esteve-lhes agradecida ao ponto de lhes atribuir condecorações.
Parece uma contradição que indivíduos portadores de condecorações nacionais tenham de prestar contas à justiça por crimes bem graves como é do conhecimento público. Contra factos não há argumentos e é esta a actual realidade portuguesa.
José Sócrates, antigo primeiro-ministro português, está acusado de mais de 30 crimes. Mesmo que sejam provados dez dos 30, irá passar muitos anos na cadeia. O que é que pensava a Pátria dele? Elegeu-o para primeiro-ministro duas vezes e condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Ricardo Salgado, anteriormente conhecido como o “dono disto tudo”, está acusado de mais de 20 crimes. Mesmo que só sejam provados dez dos 20, irá passar muitos anos na cadeia. O que pensava a Pátria e o mundo dele? Tem um doutoramento honoris causa e várias condecorações nacionais e estrangeiras, muita gente tinha medo dele e ainda mais gente devia-lhe favores. Ele sabe disso.
Zeinal Bava, o gestor modelo, premiado com todos os prémios, apontado como exemplo à juventude tecnologicamente afoita, está acusado de cinco crimes. Mesmo que apenas metade seja provada, poderá passar vários anos na cadeia. O que pensava a Pátria dele? Tem um doutoramento honoris causa, e a Pátria condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial.
Henrique Granadeiro, considerado um dos grandes gestores portugueses e com uma longa carreira cívica e política, está acusado de oito crimes. Mesmo que apenas metade seja dada como provada, pode passar alguns anos na cadeia. O que pensava a Pátria dele? Bebia-lhe os vinhos e condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Armando Vara não é exemplo para aqui chamado, porque a Pátria pensava dele o mesmo que pensa agora, mas não deixou entretanto de lhe atribuir a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário