quarta-feira, 14 de setembro de 2022

PARA QUE NUNCA MAIS! (146)

 

Bombardeamentos com armas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 ocorreu um dos maiores crimes contra a humanidade: os bombardeios com armas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Morreram, instantemente, aproximadamente 70 mil pessoas em Hiroshima e 40 mil em Nagasaki. Estima-se em mais de 200 mil as vidas perdidas nos meses seguintes e que até 350 mil pessoas tenham morrido em consequência de problemas causados ao longo dos anos. Só em Hiroshima, a leitura oficial da cidade, realizada em 2005, é que 242.437 pessoas tenham morrido em decorrência da bomba atômica.

Calcula-se que morreram menos de 20 mil militares em Hiroshima e 1.500 em Nagasaki. A maioria dos mortos era de civis, trabalhadores.

O governo americano justificou o uso da bomba como necessário para a rendição imediata do Japão, e que isso salvaria milhares de vidas, o que é altamente questionável. Muitos historiadores, em especial japoneses, apontam que a declaração de guerra dos soviéticos e o ataque do exército vermelho na região da Manchúria haviam feito o imperador japonês repensar os termos de rendição, que já estavam sendo debatidos.. Além disso, com a queda da Alemanha, o governo japonês sabia que a derrota era uma questão de tempo.

Muitos pesquisadores apontam que os Estados Unidos sabiam que morreriam milhares de civis japoneses, mas atacaram por dois motivos centrais: 1 - Obrigar a rendição do Japão ao governo norte-americano e não ao Soviético. 2 - Demonstrar o poderio militar para impressionar a União Soviética, o que lhes deu uma vantagem no início do que viria a ser a Guerra Fria.

Condenamos veementemente a posição pró-nazismo do Japão na guerra, mas quem morreu foram inocentes. Solidarizamo-nos com as milhares e milhares de vidas assassinadas pelo projeto imperialista ianque.

É muito comum em filmes, em especial de Hollywood, os Estados Unidos e as forças armadas americanas aparecerem como salvadores. Mas seus crimes são grotescos em diversos momentos. Foi assim no Japão, no Vietnã, com o lançamento indiscriminado de Napalm, e nas mais diversas guerras e intervenções que eles realizaram desde então.

O objetivo do imperialismo é o controle e subjugação econômica, e para isso vale tudo. (Via Contrapoder)


Sem comentários:

Enviar um comentário