terça-feira, 27 de setembro de 2022

O GOVERNO CONTINUA A FALHAR AOS ESTUDANTES, DEIXANDO-NOS À MERCÊ DE UM MERCADO DE ARRENDAMENTO CARACTERIZADO PELA ESPECULAÇÃO E INFLAÇÃO

 

Com o início de mais um ano letivo, vemos um maior número de jovens a ingressar no Ensino Superior, mas muitos destes estudantes, sobretudo deslocados, deparam-se com a dificuldade que é arranjar uma casa ou um quarto onde viver.

O Governo prometeu 12 mil camas em residências universitárias entre 2019 e 2022, mas sabemos hoje que nenhuma dessas camas prometidas foi entregue, mantendo-se a oferta de 15 mil camas públicas de 2018.

O número de camas disponíveis no alojamento estudantil público para estudantes deslocados não chega aos 10%, uma das mais baixas percentagens na União Europeia.

O Governo falhou aos estudantes e continua a falhar, deixando-nos à mercê de um mercado de arrendamento caracterizado pela especulação e inflação. Resulta da falta de uma resposta pública de habitação uma taxa 10.8% de abandono do Ensino Superior no primeiro ano de licenciatura.

Exigimos camas onde dormir, tetos sob os quais possamos viver e condições dignas para que estudar no Ensino Superior não seja apenas uma miragem. (via Jovens do Bloco)


Sem comentários:

Enviar um comentário