sábado, 13 de maio de 2017

CITAÇÕES (388)


Organizarmo-nos politicamente para dar aos refugiados que vêm para Portugal não apenas tranquilidade no presente mas horizontes efetivos no futuro (…) exige escolhas políticas para lá do ímpeto generoso.

Não foi quando era ministra das cidades que Cristas propôs soluções [como a construção de 22 novas estações de metro em Lisboa].
(…)
Não é costume haver este improviso e esta leviandade na apresentação de propostas governamentais [como agora aconteceu com Cristas].
(…)
Não me espantaria que, depois do mapinha, seja em Fátima a próxima iniciativa eleitoral de Cristas.
Francisco Louçã, Público (sem link)

Os EUA são hoje o mais interessante local de debate político do mundo.
(…)
A razão desse debate e a sua vivacidade devem-se a que os EUA atravessam uma revolução, uma revolução sem precedentes no século XX, para a qual não servem os modelos anteriores.
(…)
[Trump] está a tentar moldar o sistema político americano para poder exercer o seu poder sem limites e esse é o caminho para a autocracia.
(…)
E é essa exibição de motivos e de explicações é que é autocrática, porque sem grandes subtilezas revelam um homem disposto a tudo para impor a sua vontade, a começar pelas regras escritas e não-escritas da democracia.
(…)
Não conheço nenhum precedente de tal exibição quotidiana de tudo o que qualquer pessoa moralmente sadia recusaria de imediato.
(…)
Claro que houve [actuação conjunta dos russos e da campanha Trump para derrotar Hillary Clinton], às claras no plano político, e, pelos vistos, às escuras nos meandros da embaixada russa em Washington.
(…)
O pavor de Trump é que se venha a conhecer que ele não só sabia do que se estava a passar na sua campanha [eleitoral], como o permitiu e incentivou.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

[O que se passou e passa no PS-Porto] é uma falta de dignidade partidária e um tiro no pé do próprio PS.
São José Almeida, Público (sem link)

Pizarro caiu, não apenas da lista branca de Moreira mas para a lista negra do seu partido.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Esta tendência para a fragmentação partidária é estrutural [na Europa] não pode ser explicada pela incapacidade dos lideres e coloca dilemas difíceis de superar.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Mácron é uma coisa do futuro, onde os partidos são startups e os presidentes melões por abrir.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Se Portugal não sair do Procedimento por Défice Excessivo até ao final deste mês, essa não será uma decisão técnica mas uma decisão profundamente política.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem políticas progressistas os trumpianos podem tornar-se permanentes na paisagem.
(…)
Eles [escandinavos] compreenderam que a única prosperidade sustentável é a prosperidade partilhada.
Joseph Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário